segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ômega-3

Oiiiii, bom dia gente! Depois de lerem tantos posts com reclamações, problemas renais e provas...... vocês merecem um humor melhorzinho da que vos escreve, não?! rsrs brincadeiras à parte mas, além de meu final de semana ter sido incrível, essa semana acaba depois de amanhã!! Sim, isso mesmo! Para aqueles que ainda não se deram conta de que 4a feira será diva como a sexta, deixo aqui o lembrete! Mas, sem desviar demais a atenção, voltemos ao foco do blog e..... vamos falar sobre ossos! Pegando carona em um post que fiz há umas duas semanas atrás (aqui) sobre os novos produtos da Molico®, resolvi dar mais uma pesquisada sobre a composição e a manutenção adequada dos ossos, e encontrei esse estudo sobre a relação entre o consumo de alimentos fonte de Ômega-3 e a perda óssea, feito por cientistas e nutricionistas da NASA, super interessante!

Exemplos de como a comida é porcionada e armazenada em viagens espaciais!

Primeiramente, gostaria de deixar como curiosidade, e explicar porque esse estudo foi patrocinado pela NASA. Muitos de vocês devem estar se perguntando que raios ossos e Ômega-3 tem a ver com astronautas e cientistas...... certo?! Errado rsrs esse assunto muito tem a ver com as viagens espaciais, uma vez que há grande perda óssea durante essas viagens! Devido à falta de gravidade, os astronautas perdem massa magra ou seja: músculos e ossos! Porém, a perda muscular se estabiliza em um certo momento, enquanto a perda óssea não..... sendo de 1-2% a cada mês que passam viajando, e por isso preocupam tanto os astronautas! Se não houvesse métodos de se estabelecer uma gravidade artificial, eles voltariam para casa com cerca de 50% a menos de massa óssea.... uau!!!

O ômega-3 pode ser encontrado em peixes, castanhas e sob a forma de cápsulas!

Nesse estudo, os cientistas documentaram que a adição de um ácido graxo ômega-3 às células, inibe a ativação de fatores que levam à perda de massa óssea. Os resultados foram positivos tanto nas culturas de célula em condições normais quanto naquelas em que imitavam a microgravidade espacial. Esse fator inibido é conhecido como Kappa B (ou, para os íntimos, NFkB) e está envolvido no comportamento imunológico e nos processos inflamatórios (por isso ômega-3 é tão utilizado em tratamentos de origem inflamatória como a obesidade; que veremos em uma próxima publicação.) E, como já sabiam que a  ativação desse fator Kappa B leva a perda de massa magra (ossos e músculos), os cientistas compararam a perda óssea e muscular dos astronautas e a quantidade de peixe ingerida durante as viagens espaciais e relataram que, os astronautas que comeram mais alimentos fonte de ômega-3 como os peixes, castanhas, linhaça e azeite, tiveram menor perda de minerais ósseos! E, de acordo com Scott Smith, nutricionista do Centro Espacial Johnson da NASA, "Esses resultados são entusiasmantes, e dão evidências de que a nutrição pode ser um fator-chave para atenuar a perda óssea dos astronautas!" Além, é claro, de indivíduos em gravidade normal, como é o nosso caso, habitantes do planeta Terra!

Boas fontes de ácidos graxos monoinsaturados: Ovos, castanhas, linhaça, peixes e cápsulas!

E, depois de tudo isso, só me resta uma observação....... Força no salmão minha gente! Com osteoporose não se brinca..... além de que o ômega-3 previne a perda de massa muscular ou seja, praticantes de atividade física e musculação: está ai mais um alimento que não pode faltar no seu kit nutricional! Juntamente com peito de frango, batata doce, aspargos e whey protein..... agora pode anotar aí: "Comprar salmão, sardinha e atum!!!" Os peixes campeões em concentrações desse ácido graxo milagroso! Espero que tenham gostado!!!

LOTS OF BITES!

Um comentário: