sexta-feira, 6 de maio de 2011

Temaki lovers


Para todos aqueles que, como eu e meu querido leitor Anônimo, adoram um bom e velho temaki (nem tão velho assim né...... rsrs com essa onda de popularizar a comida japonesa, são relativamente bem recentes as casas especializadas em temaki né...) mas enfim, como eu não encontro de jeito nenhum o comentário que eu deveria ter publicado, mas não encontro-o mais...... Resolvi postar a dúvida que recebi via email:

"Quantas calorias tem, em média, um Temaki de salmão da Temakeria & cia? E quanto de proteína, carboidratos e lipídeos?!" 

Para responder essa pergunta, peguei o valor calórico de 100g de diversos Temakis e fiz a média desses que encontrei. Dessa forma, obtive um valor aproximado e, a partir daí converti para 150g os valores, assim como valor protéico, glicídico e lipídico! Achei mais conveniente encontrar a média pois, assim ficamos com um único valor em mente afinal, ninguém aqui quer decorar tabela de calorias.... certo!? rsrs e, como, mesmo sendo a maioria, o Temaki de Salmão não é o único consumido, fiz o mesmo cálculo para outros Temakis também bem consumidos, vamos lá?!

1- Temaki de Salmão ( 150g )
Salmão, cream cheese e cebolinha
Carboidrato: 38g
Proteína: 16g
Lipídeo: 4g
Calorias: 260 kcal

2- Temaki de Kani kama ( 150g )
Kani kama, cream cheese e cebolinha
Carboidrato: 40g
Proteína: 7g
Lipídeo: 3g
Calorias: 210 kcal

3- Temaki Califórnia ( 150g )
Kani kama, manga, pepino e cream cheese* 
Carboidrato: 43g
Proteína: 8g
Lipídeo: 3g
Calorias: 230 kcal
* Eu, particularmente acho desnecessário o cream cheese no Temaki califórnia mas, como muitas casas utilizam o ingrediente, achei pertinente colocar os valores nutricionais do Temaki completo.

4- Temaki Skin ( 150g )
Salmão skin, cream cheese e molho Tarê
Carboidratos: 45g
Proteína: 11g
Lipídeos: 5g
Calorias: 270 kcal


DICAS
a) Maneire no uso do molho de soja (shoyo) pois apresenta sódio em excesso..... ou, se preferir, escolha o shoyo light que contém mnor concentração de sódio e de açúcar!
b) Se seu objetivo é uma alimentação mais leve e menos calórica, fique atento em todas as preparações que vem com o nome hotskin ou crispy.... normalmente elas são fritas e, acabam agregando gordura e calorias extras à refeição.
c) O molho Tarê, aquele que vem com os hot rolls e em Temakis como o Skin e o de Polvo, é riquíssimo em açúcar portanto, coma, (é uma delícia) mas maneire na quantidade....
d) Para começar, escolha uma entrada leve como a Sunomono (salada de pepino japonês marinado em vinagre de arroz) ou uma Missoshiro, à base de Tofu, é rica em proteína e pobre em calorias! 
e) Não se engane pelos legumes do Tempurá....... evite ao máximo pois é fritura com total submersão do alimento.... Rico em óleo saturado e gorduras extras...... Se for comer, maneire na porção.
f) E, por último, evite pedir rodízio pois, nunca comemos a quantidade que vem e, se não desperdiçarmos a comida, acabamos comendo muito mais do que comeríamos se pedíssemos à la carte..

Mini temaki de salmão simples, opção em alguns buffets japoneses.

Espero ter ajudado e, respondido à pergunta do querido Anônimo!
Continuem enviando e-mails (marinagorga@hotmail.com) e dúvidas que, responderei o mais breve possível.

LOTS OF BITES!

5 comentários:

  1. To ficando famoso!! hahaha
    Adorei o post Marina, parabéns!
    se eu tiver outra dúvida/idéia de nutrição vc será a primeira pessoa a ser consultada!

    Bjo
    Ass: A non imo

    ResponderExcluir
  2. Com certeza está! rsrs
    E, Qualquer dúvida, pergunte mesmo!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lá vai, mais uma idéia (não sei se voce já postou):
    - suplementos alimentar: quando tomar, quanto tomar, quais são melhores para que tipos de esportes, e o que mas vier na sua cabeça.

    Só dei a idéia pq vc disse que gosta de nutrição esportiva, então aí está o próximo desafio. Rs

    Bjo
    Ass: A non imo

    ResponderExcluir
  4. Suplementação já está em andamento aquiiii rsrs mas não dá pra ser em um post só! to bolando um pra cada tipo de suplemento, senão ou ficaria gigantesco.... ou ficaria muito superficial..... e, tem OUTRO PORÉM: eu nao posso recomendar suplementos... haha senao riscam meu nome da lista dos CRNs haha!

    ResponderExcluir