quarta-feira, 4 de maio de 2011

Happy Hour!

Boa tarde!!! Nossa, que semana corrida! Abandonei vocês ontem de novo né...... mybad! Estive ocupadíssima fazendo umas pesquisas e trabalhos mas, acabei de chegar em casa e tenho aqui meus 12minutos de folga antes do personal chegar então..... POST NELE! haha brincadeiras à parte mas, peço desculpa pelo post atraso e, para quem já leu, vale a pena ler de novo e, para quem segue o blog há pouco tempo, com certeza vai gostar! Já estava querendo re-publicar esse post devido à perguntas frequentes sobre o assunto porém, foi somente após um comentário Anônimo que recebi, que decidi de vez devolver o post sobre escolhas alcóolicas à timeline do blog!!! Espero que gostem! Vamos lá?!


PARTE I: Bebendo com amigos
Todo mundo sabe que álcool faz um super mal para a saúde mas, logicamente que tudo o que é em excesso faz mal! Se pensarmos em indivíduos saudáveis, que levam uma vida 'normal' (considere 'normal', pessoas que não apresentam etilismos, patologias renais ou hepáticas.) podem sim considerar ir para o Happy Hour com os amigos ou a turma do escritório. Tudo é relativo e depende da quantidade. O bom senso é essencial quando abordamos porções, principalmente as que apresentam a linha entre o aceitável e o exagero muito tênue, como é o caso das bebidas alcoólicas. Mas chega de enrolar e vamos lá, para dicas rápidas e muito úteis!


A cerveja pode ser uma boa aliada à dieta e alternativa à drinks mais calóricos!

1- Cerveja ou Chopp: Dos males, o menor. A cerveja já foi o inimigo número um das dietas e agora, apareceu como 'aliada' à uma boa saúde....rica em vitaminas do complexo B, que previnem contra doenças cardiovasculares e também fonte de vitaminas e antioxidantes, provenientes da cevada maltada e do lúpulo! Se compararmos a cerveja com o vinho, temos 2x mais antioxidantes na cerveja do que no vinho branco, e metade se equiparado com o vinho tinto, porém as moléculas na cerveja são mais facilmente absorvidas pois são de baixo peso molecular, ao contrário do vinho! Se engorda? Sim, tudo engorda se for consumido em excesso, não gosto de colocar calorias, mas pode ser comparado com um pãozinho francês. Logo, a cerveja em si não engorda, o que engorda é a quantidade e os acompanhamentos.....  Aliás, uma cervejinha não engorda.... porém, o que cai bem com ela?! Friturinhas, amendoim e carnes vermelhas... ou seja: gordura! Gordura cai muito bem com um choppezinho... por isso, fique atento às porções e à quantidade ingerida!

2- Caipirinhas: Prefira caipirinhas de saquê, que apresentam menor teor alcoólico do que a vodca e logicamente do que a pinga, cachaça ou aguardente... além de serem tomadas mais devagar (ninguém toma 3, 4 ou 5 caipirinhas em uma noite só.... já a cerveja sim... pense bem!), apresenta frutas e o açúcar mantém a glicose elevada, o que ajuda a prevenir desmaios, mas alterne sempre com um copo de água! Evita a desidratação excessiva e consequentemente a ressaca no dia seguinte!

3- Shots: São um  dos piores, os inimigos de qualquer dieta, saúde ou bem estar....... por serem ingeridos muito rapidamente, não há a percepção de volume pelo cérebro, além de fazerem efeito quase que instantaneamente. O que faz com que seu sistema nervoso central deprima-se com muita facilidade gerando tonturas, dores de cabeça, desidratação.... são calorias 'vazias' e porcentagem de álcool desperdiçada pois não gera tanto prazer como um chopp ou drink.

4- Doses: Servidas puras ou com energético, são um perigo para o corpo. A mistura mais comum que encontramos é a Vodca + Energético... enquanto o álcool causa uma depressão no SNC, o energético gera uma euforia, causando uma confusão no organismo enquanto um atua como máscara para o efeito do outro, no caso o energético faz a pessoa sentir-se bem e achar que não está bêbada, o que gera uma ingestão muito maior nesses indivíduos. Enquanto as doses, são o álcool (e sua porcentagem) puros... sem nada que ajude a dar uma diluidinha... bebe-se menos devido ao grau alcoólico e o sabor muito forte..... porém podem atacar o estômago facilmente.

5- Drinks rebuscados e licores: Os piores, fuja! São riquíssimo em açúcar, não precisamos de tudo isso, além de que o gosto adocicado esconde o álcool e assim a pessoa consegue ingerir muito mais doses sem perceber a quantidade de álcool ingerida. Além do açúcar, temos o leite condensado, leite de coco..... gorduras e açúcares muito além do que precisamos.....

Uma alternativa menos perigosa são os drinks mais leves como o Cosmopolitan, feito com suco de Cramberry.


Alternem sempre bebidas alcoólicas com um copo de água, além de 'diluirem' a concentração alcoólica evitando os vexames e as famosas 'ressacas morais', ainda evitam a desidratação causada pelo álcool, evitando a ressaca-ressaca.. aquela que nos deixa inchados, com a cabeça latejando..... será que vale mesmo a pena?! Espero ter ajudado na escolha do seu próximo drink!


LOTS OF BITES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário