quarta-feira, 27 de abril de 2011

TOP 10?

Boa tarde! Gente, que frio é esse que chegou de repente né?! Sábado voltei de viagem morrendo de calor, vim de bota e uma malha mais pesadinha porque estava em Campos e, juro que passei mal quando sai do carro! Domingo já fechou o tempo e hoje, está mais frio que no sul né? Benzadeus haha mas, comentários sobre o tempo à parte, vim falar sobre um e-mail que recebi hoje!! Aliás: Pai, você é demais! Sempre elogia o Nutri, envia e-mails com sugestões, dá idéia para postar e ainda corrige alguns errinhos gramaticais!! mas, voltando ao que realmente interessa..... Recebi esse e-mail e o título era: "Os 10 piores alimentos para o corpo humano" e me interessei logo de cara! Achei bem legal os comentários da nutricionista, explicando o motivo de ela ter selecionado cada um deles! E...... já vou logo avisando se você é fã incondicional de bacon, sorvete e rosquinhas..... Não precisa nem ler rsrs não quero gerar discórdia e nem cultivar inimigos! rsrs mas vou colocar como curiosidade, ok?! Vamos lá?

Quero deixar claro mais uma vez que sou contra radicalismo e dietas extremamente restritivas!!

10º lugar: Sorvete
Excluindo da lista aqueles sorvetes mais saudáveis como os reduzidos em gordura, os reduzidos de açúcar, os lights, com leite desnatado e claro, o nosso queridinho Frozen Yogurt, o restante, os sorvetes convencionais, industrializados são riquíssimos em gordura trans e açúcar, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos deles neurotóxicos, que podem causar danos no cérebro e sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho
Desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maioria do milho que comemos é um "Franken-food" ou "comida Frankenstein" e esses alimentos podem causar oscilações dos níveis de açúcar no sangue levando à mudanças no humor, aumento de peso e irritabilidade. Além de que, a maioria desses salgadinhos são fritos em óleo que, se não bastasse a gordura da fritura, ainda temos o ranço que se forma com a oxidação do óleo, e é responsável por desencadear processos inflamatórios como a obesidade e complicações nas veias e artérias como a aterosclerose.

8º lugar: Pizza
Claro, nem todas as pizzas são ruins para a saúde, estamos dizendo aqui daquelas que são vendidas congeladas no supermercado! São lotadas de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas de farinha branca são rapidamente absorvidas e transformadas em carboidrato simples ou seja, açúcar puro, o que gera aumento de peso e altera as concentrações de glicose no sangue e, como todos sabem, excesso de açúcar no sangue causa degeneração celular!

7º lugar: Batatas fritas
Preparação rica em gordura trans que já foi relacionada com inúmeras doenças, ainda apresenta a mais potente das substâncias cancerígenas: a Acrilamida, que surge quando batatas brancas são submetidas à altas temperaturas e, como dito anteriormente, ocorre o mesmo problema dos salgadinhos fritos: o ranço do óleo que entra em contato com o oxigênio do ar gera processos inflamatórios no organismo.

6º lugar: Salgadinho de batata
Além de apresentarem todos os malefícios da batata frita comum, ainda apresentam níveis ainda maiores de Acrilamida e fatores anti-nutricionais como conservantes, corantes, antiumectantes e todos os demais 'antes' que as empresas de produtos alimentícios lançam mão para assegurar que o alimento dure meses nas prateleiras e ainda se mantenha crocante e saboroso!

 Pringles® ainda representa menos perigo..... o problema mesmo são aquelas fritas e onduladas..... opa falei

5º lugar: Bacon
O consumo diário de carnes processadas como o bacon pode elevar em até 46% os riscos de doenças cardiovasculares e em até 19% de diabetes...... Um estudo feito na Universidade de Columbia nos Estados Unidos ainda mostrou que o consumo de até 14 porções de bacon por mês danifica as funções pulmonares e aumenta os riscos de doenças no órgão.

4º lugar: Cachorro quente
A nutricionista cita um estudo feito pela Universidade do Havaí, também nos Estados Unidos, que mostrava a relação do consumo de carnes processadas como a salsicha (mistura de partes menos nobres, ricas em gordura e sódio) aumenta em até 67% os riscos de disfunções no pâncreas! Além de que, uma substância encontrada tanto no cachorro quente quanto no bacon (carnes processadas), o Nitrito de Sódio, é altamente cancerígena e está relacionada com tumores cerebrais e leucemia em crianças!!! Outros estudos ainda relacionam com aparecimento de câncer cólon-retal.

3º lugar: Donuts 
Entre 35% a 40% da composição dessas rosquinhas são gorduras trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir" ressalta ela. Essa gordura está relacionada à doenças cardíacas, cerebrais e tumores! Além disso são repletos de açúcares, condicionadores de massa artificial e conservantes, sem contar as em média 300kcal por unidade.

2º lugar: Refrigerante
De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola uma lata de refrigerante contém, em média, 10 colheres de açúcar, 150 calorias, entre 30mg e 55mg de cafeína além de corantes artificiais, sulfitos e nenhum nutriente! Só isso já deveria ser suficiente para você repensar a quantidade de copos que bebe porém, ainda tem mais: a substância é tão ácida que é necessário 30 copos de água para neutralizar essa acidez que pode ser extremamente perigosa para os rins. Além disso, os ossos funcionam como reservas de minerais para o corpo como o Cálcio, que, juntamente com outros sais são retirados dos ossos para neutralizar essa acidez muito prejudicial ao organismo causando osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas (diminui a capacidade de contração do coração).

E... tchán tchán tchán... por mais incrível que possa parecer, em primeiríssimo lugar temos:

1º lugar: Refrigerante Diet
Além de possuir todos os problemas do refrigerante convencional, as versões diet contém aspartame, que agora é chamado de AminoSweet e, de acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe esta substância está relacionada com uma lista de problemas como: ataques de ansiedade, compulsão alimentar, compulsão por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, tonturas, tremedeira, depressão, epilepsia, fadiga, enxaqueca, palpitações cardíacas, perdas auditivas, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até a morte..........

Refrigerante já não é mais bonito..... nem cool.... nem nada! Prefira água ou sucos naturais!

Sim, o aspartame, se consumido em excesso, apresenta esses e mais alguns "probleminhas" secundários...... Não foi ao todo exagero da nutricionista....... devemos ficar atentos ao consumo de diversos alimentos que julgamos inofensivos! Se você não apresenta necessidade de nenhuma dieta com restrições calóricas ou de açúcares, prefira sempre o açúcar refinado ou, melhor ainda, o açúcar mascavo, o orgânico ou o mel de abelha e também o mel de agáve! Caso você consuma apenas alguns alimentos com adoçante, ok, não tem problema mas, varie sempre a marca pois assim você estará diversificando a substância ingerida diminuindo os riscos de problemas futuros! Claro que, a maioria -não todos, eu disse a maioria- desses sintomas e problemas demonstrados estão relacionados com a ingestão quase que diária doa alimentos mostrados! Devemos sempre ter em mente que, comer um cachorro quente em uma viagem ou depois da uma balada, tomar refrigerante nos finais de semana, comer batatinhas fritas com os amigos...... Não causará problemas cardíacos ou neurológicos porém, se esses alimentos estiverem presentes diariamente em sua dieta, se eles fazem parte do seu dia a dia....... Tome cuidado e repense o que está fazendo com a sua saúde.... até quando quer viver?! Pense nisso..... os problemas não aparecem com 20, 25 anos... e sim lá na frente, no auge dos seus 40, 50 anos!!!

É para se pensar........ apesar do radicalismo da nutricionista (Michelle Schoffro Cook), concordo com a opnião dela, lembrando que este estudo foi feito com a população americana e, sabendo-se que a dieta da população norte americana é à base de frituras, alimentos congelados e refrigerantes...... Realmente é para se preocupar e repensar nossos hábitos alimentares não é mesmo?! Espero que tenham gostado e que eu não tenha cultivado muitos inimigos! rsrs

LOTS OF BITES!

8 comentários:

  1. Ai..tô bem viu!! Não tomo refri, não gosto rsrs. E pego bem leve nos outros alimentos. Ebaaa..Ótimo post Má.

    ResponderExcluir
  2. Então quer dizer que a batata frita coberta de cheddar e bacon do Outback está fora de cogitação na minha dieta? Sem refil infinito de refrigerante? rs
    Eu adorava, mas pelo visto ficarei um tempo sem voltar por lá

    ResponderExcluir
  3. hahaha se for esporadicamente..... uma vez por mês.... a cada 45dias.... vamos combinar que não tem tanto problema assim.... mas ir toda 6a feira no happy hour, daí é pedir pra entopir tudo!!! haha batata, bacon e CHEDDAR?! é muita coisa juntaaa ;) cheddar é laranja fluorescente! como você confia em um alimento que brilha no escuro???

    haha!
    grande beijo!
    e sem radicalismos, emm :)
    nao precisa excluir.... só não abusar ;)

    ResponderExcluir
  4. o cheddar não brilha, ele ilumina o meu caminho rs

    ResponderExcluir
  5. o cheddar praticamente te guia então huh?! rsrs
    uma dúvida: quem é que está comentando!?
    não tem assinatura nem nadaaa rs

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. qual a graça de poder ser anônimo se no terceiro post vc já pergunta minha identidade? rs
    Alias, vc sabia que a curiosidade matou o gato?

    Ahh, tive uma idéia para um tópico: que bebidas alcoólicas fazem pior/melhor pra saúde?Porque afinal, quem não toma uma cervejinha ou um chopp gelado nos HH?

    ResponderExcluir
  7. Já fiz esse post! :) mas estava mesmo pensando em republicá-lo!
    aqui está as duas partes e, publicarei de novo agora mesmo!!!!

    Grande beijo,
    Anônimo (do jeito que quiser haha)

    Parte 1 : http://onutricionario.blogspot.com/2010/09/top-top_16.html
    Parte 2: http://onutricionario.blogspot.com/2010/09/continuando.html

    ResponderExcluir
  8. Vc está de parabéns Marina!
    Não só pelo blog e seus posts mas também pela atenção aos frequentadores (em menos de 24h já fui atendido!! rs)

    E gostei da dedicatória no post republicado, realmente uma honra. rs

    Keep up the good work...

    Ass: A non imo

    ResponderExcluir