segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pontuação Mc Donalds

É minha gente...... tem um ditado que diz que "quem é vivo sempre aparece" não é mesmo?! Pois bem, cá estou! Uma vez que os meus rins não me venceram, volto viva e cheia de energia para retomar as pesquisas e descer vários posts pra vocês!!! rs brincadeiras à parte mas, estou tão feliz que melhorei...... Estou tão tranquila depois dos exames, hoje já termino o antibiótico e, bola pra frente! Me sinto nova!!! Essa semana que passou eu estava tão acabadinha....... tive que mudar a dieta por causa dos rins, fiquei sem praticar atividade física, com sono por causa dos medicamentos, além de provas, trabalhos e apresentações..... ufa, passou! E agora sou todinha de vocês rsrs I'm baaaaack!

E voltei pra ficar em.... rsrs

E, como para o post de hoje escolhi um tema super interessante...... Exemplifica muito bem como a alimentação interfere na nossa vida...... muita gente subestima a capacidade de cura e prevenção dos alimentos..... Por ser jovem e saudável, se joga no fast food e esquece que, com 40....50 anos, o corpo não será mais os mesmo.... E as consequências dos hábitos alimentares que sustentou por anos começam a surgir..... sejam elas boas, ou más! Por isso, separei uma pesquisa divulgada pelo "Journal of Epidemiology and Community Health" da BMA (British Medical Association) sobre a influência do consumo de Fast Food no desenvolvimento e na capacidade cerebral. 

Constatou-se que crianças que tinham uma dieta rica em comida processada apresentava QI inferior àquelas que ingeriam alimentos frescos e comidas caseiras! Foram 14.000 crianças nascidas nos anos de 1991 e 1992 na Inglaterra, que tiveram sua saúde e bem estar monitorados ate seus 10 anos de idade! Traçou-se então três perfis de dieta:
1- "Junk" rica em gorduras processadas e açúcares.
2- "Tradicional" baseada em carnes e vegetais.
3- "Saudável" rica em saladas, frutas, verduras, legumes, massas e arroz.

Além de gorduras, os fast food abusam na quantidade de sódio e açúcares!!

Quando as crianças chegaram aos seus 8 anos e meio, foi aplicado um teste de QI e constatou-se que, as crianças que consumiam a dieta número um, rica em alimentos processados, apresentavam um QI com pontuação inferior àquelas que consumiam uma dieta mais balanceada, o que as tornam menos capazes de lidar com o aprendizado e diversos outros aspectos na vida! Uma das autoras da pesquisa, Pauline Emmet afirma que, uma das possibilidades dessa dieta diminuir essa capacidade mental, é a falta de vitaminas e minerais essenciais para um desenvolvimento adequado, e que não são presentes nesse tipo de alimento, concluindo que, "Uma dieta rica em Junk Food não contribui para um bom desenvolvimento mental" e, muito menos, constrói hábitos de vida saudáveis.......

Bom senso é a palavra da vez! Não precisa excluir o hamburguer....apenas saiba a hora de comê-lo!

Espero que tenham gostado da notícia, e espero também que, mesmo não sendo crianças, dêem mais atenção ao que comem pois, se pode prejudicar o desenvolvimento de um cérebro..... imagina o que não pode fazer com sua pele, com seu coração, suas veias e células!! Se cuidem, tá? eu volto logo! rs

LOTS OF BITES!

Fonte: Folha.com - Equilíbrio e Saúde - 08/02/2011

2 comentários:

  1. Nossa...esses dias eu estava assistindo um programa na tv fechada e falava sobre alimentação infantil. E tinha uma menina já com 5 aninhos que só comia salgadinhoooo, tipo esses da Elma Chips sabe.Desde bebê, depois do leite materno foi só salgadinho. Imagina o cérebro dessa criança, coitada. Pior que o caso ficou sério, ela não come outra coisa de jeito nenhum, só salgadinho. Me falaaaaaaa, como uma mãe deixa chegar a esse ponto????

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem fale!!! morro de medo de meus filhos serem assim....... hoje em dia está cada vez mais fácil a criança comer fora de casa, com mesada, lanche na escola, a lancheira não é mais tão popular....... mas nesse caso, os pais dessa menina não sabem, mas estão matando-a desde o desmame!!!!!! que horror!!!!!! ainda bem que temos pessoas como vc nao!? :) mamae-exemplo!!!! hahahaha!

    ResponderExcluir