sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Minas ou Ricota?

Oiii, voltei! E voltei pra comentar um sobre uma dica que dei em um post anterior! Aconselhei a trocar o queijo minas pela ricota porém, como o post era algo mais objetivo, não tive a oportunidade de explicar o porquê deste conselho e, como eu mesma me surpreendi, achei interessante dividir com vocês essa curiosidade! Até por que, acabamos sendo sabotadas com algumas pegadinhas, principalmente quem segue algum tipo de dieta rígida, vale a pena ficar atento aos detalhes! Vou mostrar a comparação entre os queijos e, minha opnião ao final, vamos lá?!


Ricota vs. Queijo Minas 
(comparação feita por 100g de cada produto)


1.  Matéria Prima
Queijo minas: leite integral
Ricota: soro do leite


2. Calorias
Queijo minas: 121 kcal
Ricota: 69 kcal


3. Cálcio
Queijo minas: 342 mg
Ricota: 136 mg


4. Gordura
Queijo minas: 10 gramas
Ricota: 3.5 gramas


5. Proteína
Queijo minas: 9 gramas
Ricota: 6 gramas


Agora, minha opinião quanto à sugestão de troca: "Para mantermos um corpo magro e sem variações bruscas, precisamos aumentar a quantidade de músculo ou seja, cultivar a nossa massa magra. Para isso a ingestão proteica é fundamental. Mesmo tendo uma quantidade ligeiramente menor de proteínas do que o Queijo minas, a Ricota sai na frente por apresentam menos calorias e gorduras (saturadas), sendo possível aumentar seu consumo, sem prejudicar a dieta. Além de que, a proteína é mais dificilmente digerida pelo organismo, o que aumenta o gasto calórico, enquanto a gordura, é automaticamente metabolizada, por apresentar moléculas pequenas que não passam por processos de quebra. A gordura presente no queijo minas ainda afetaria a saúde do coração e artérias pois, por ser de origem animal, apresenta a famosa gordura trans.....


Por isso recomendo a implementação da ricota na dieta de quem se preocupa com a saúde e para os atletas! Nosso esforço tem que ser devidamente recompensado, certo?! :)


Espero que tenham entendido! 

LOTS OF BITES!

Fonte: Revista Saúde maio/2005

4 comentários:

  1. Entendiiiiiii, mas a dureza da ricota é que não sinto o gosto. Complicado viu.

    E se temperamos a danada daí esse valor calórico e das outras coisas aumentam né.

    Viu, xô perguntar. O que vc acha dos termogênicos para fazer academia???

    ResponderExcluir
  2. anaaa, tbm achava a ricota bem sem graca vioo.. mas eu inventei duas receitinhas que nao agregam quase nada de calorias e deixam ela bem gostosa pra colocar na dieta, ó:
    1- eu amasso uma ricota (tirolez normalmente) com umas 3 ou 4 colheres de sopa de um requeijao da danubio (o Zero, de tampa rosa) ele sozinho nao tem um gosto mto....marcante haha mas dá uma liga legal pra ricota e dá pra comer com geléia, peru... fica bem bom mas, se o seu problema é realmente o gosto de 'papel' (haha acredite ja me falaram isso!) eu aconselho misturar a ricota com o queijo cremoso, danubio tbm, tampa cinza é light e, como o requeijao, tem 20kcal por colher de sopa! e rende mto o patê!

    2- ooou, bater no liquidificados iogurte natural (ou creme de leite light, mas maneire.. ) o queijo cremoso tbm dá, com uma pouco de sal, cebolinha, manjericao e tomate bem picadinho..... fica um patê deliciioso e a unica caloria adicionada foi a do iogurte que, é bem pouxo, aumenta o volume da receita usando bem pouco, vc vai ver! rende bastante!

    eu particularmente adoro essas duas receitas, a primeira como no cafe da manha mesmo, com pao, geleia, peru, essas coisas sabe?! já a segunda como como petisquinho, com torradinhas de pao sírio, ou brusquetinhas com manjericao fresco por cima e um fiozinho de azeite! super saudavel e bem light!

    Já em relacao aos termogenicos, vou fazer um post sobre isso!! mas se quiser saber com pressa (ui haha) podemos trocar emails! :)

    espero ter ajudado, BEIJOSS :)

    ResponderExcluir
  3. uiaaa, vou fazer isso. Isso dura na geladeira???? Ou estraga rápido, pq em casa é fogo, Somo em 2 e 1 criança, então consumimos pouquíssimos.

    Ahhh, eu quero saber pq eu comprei kkkkkkk.

    Ainnn

    Anota aí
    anasarilho@gmail.com

    bjs

    ResponderExcluir
  4. te respondi por email anaaa :)
    e quanto ao pate haha dura uns 5-6 dias aqui em casa e eu sou a unica que comoo haha entao acho que dá certo sim! coloca sal que aumenta o tempo de conservacao! :)

    beijosss

    ResponderExcluir