quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Feliz corpo novo!

Começar o ano, é começar uma vida nova, e por que não corpo novo e uma saúde, nova em folha?! O grande problema, e o que mais causa decepção aos adeptos à essa promessa, é que a resolução é a seguinte: "Esse ano vou emagrecer! Custe o que custar!" e, o que acontece!? Dietas malucas, restrições calóricas, e menos 5kg no primeiro mês! e, mais 7kg no segundo........ não adianta e ponto final! Não adianta emagrecer sem uma reeducação alimentar, não existem milagres, fórmulas milagrosas (que sejam eficazes), magia, bruxaria, nada! Se existisse....há! Seria uma maravilha! Não teríamos obesidade, aterosclerose ou cardíacos por aí....... o segredo é: reeducação alimentar! E, para isso, separei algumas atitudes para encararmos esse ano e começar 2011 com o pé direito! E continuar assim atéééé.... até! haha Vamos lá?!

ANO NOVO, CORPO NOVO, VIDA NOVA!

1. O que jogar fora 
Comece o ano limpando a despensa, olhe tudo, tudo mesmo! Retire primeiramente os alimentos vencidos e depois, doces, enlatados, embutidos e refrigerantes.... dê para alguém, leve para uma viagem, gaste o quanto antes! Pois nesse novo ano, alimentos embutidos e enlatados estarão com os dias contados! Nada de consumi-los sem pensar, pense primeiro em você antes de colocar no carrinho presunto, linguiça, mortadela, coca-cola e sorvetes variados! É claro que, atualmente precisamos de praticidade e agilidade na hora de preparar uma refeição mas, repense e troque:
- a sardinha ou o atum em óleo pelo atum em água.
- o sorvete de flocos, creme ou chocolate, por picolé de frutas ou sorvetes light.
- o presunto, a mortadela e o salame por peito de peru fatiado.
- o refrigerante por sucos de fruta concentrados ou polpas congeladas.
- a salsicha e o hambúrguer por salsicha de frango e hambúrguer caseiro que pode ser congelado.
- deixe o doce longe da despensa e, faça ou compre apenas no final de semana ou quando vier visitas, assim a vontade de atacar um doce passará de for preciso sair de casa para comprar...

Embutidos: ricos em nitrito, tóxico e cancerígeno, além de ricos em sódio!

2. Mudanças
Como eu disse em cima, não há necessidade de excluir alimentos de sua dieta e sim, adaptá-los ao seu novo estilo de vida, à uma vida corrida, porém saudável, e isso inclui trocar:
- maionese por maionese light.
- shoyo por shoyo light.
- comprar um grill, prático e super saudável (minha melhor dica!)
- pães, biscoitos e massas por sua versão integral.
- queijo branco por ricota.
- requeijão por cream cheese light ou cottage.
- compota de frutas por geléia light.
- iogurtes e derivados lácteos por sua versão desnatada.
- diminuir o uso de adoçantes e acostumar o paladar ao 'sabor natural dos alimentos'.
- chocolates por barrinhas de cereal com cobertura (para aquela hora imprópria no meio da tarde).
- de preferência por doces feitos em casa e com substituições inteligentes como: farinha integral, adoçante culinário, margarina e leite desnatado!

Compre um grill pequeno e, faça todas as suas refeições nele! Prático e saudável!

3. Compras
Sempre digo que, dá para ser saudável até morando sozinho, o segredo está em colocar a mão na massa sabe?! Pegue um dia, no dia em que for ao supermercado. Chegue em casa e já lave todo o alface, frutas, verduras e legumes. Cozinhe os legumes e separe em porções individuais e congele, o alface, deixe-o numa vasilha na geladeira. Armazenado da forma correta, os alimentos duram o suficiente e estão sempre prontos para preparar uma refeição rápida e saudável! Procure filézinhos de frango embalados de forma que possa ser utilizados individualmente, assim como a carne e o peixe. Peça para vir separado e assim, não rola aquela preguiça de descongelar a bandeja inteira e comer frango a semana toda, sabe?!

Deixe sempre os vegetais pré preparados, a preguiça vai embora e você se alimentará bem!

4. Pegadinhas
Alguns alimentos que enganam, ou pelo menos, fazem a gente ter menos peso na consciência em consumi-los. Aqui vão algumas dicas porém, colocarei um asterisco (*) nas opções que são aceitáveis para aquelas pessoas que não estão em briga com a balança! Querem ver as pegadinhas?!
- Granola, rica em açúcar mascavo, troque-a por outro cereal ou pela opção sem açúcar (*)
- Açaí, extremamente calórico porém, ótimo para atletas ou para substituir uma refeição de vez em quando, é bem saudável e rica em antioxidantes! (*)
- Comida japonesa é super saudável porém, fique atento ao shoyo e ao excesso de carboidrato! O shoyo é rico em sódio causa retenção hídrica, celulite e pressão alta! vá com calma.
- Água é fundamental porém, fuja das saborizadas, ricas em conservantes e sódio!
- Salada pede azeite, vinagre e sal. Nada de molhos gordurosos ou industrializados! (*) Para quem adora salada como eu, em restaurantes, peço como prato principal, com uma carne ou uma torta..... não vou deixar de consumir o molho de mostarda, por exemplo, se não sigo uma dieta super rígida, sabe?! Há excessões porém, em casa, deixe de lado o industrializado e dê preferência ao natural!!


Açaí: fonte de energia rápida e antioxidantes, apenas consuma com moderação.

E LEMBREM-SE: "SEMPRE ESTABELEÇA METAS POSSÍVEIS, NÃO ADIANTA QUERER PERDER 10KG EM DUAS SEMANAS, A FRUSTRAÇÃO GERA UM CICLO VICIOSO DE DESMOTIVAÇÃO, GANHO DE PESO, DESESPERO, REGIMES MALUCOS E, FRUSTRAÇÃO NOVAMENTE." BOM SENSO, SEMPRE!!!

Espero que tenham gostado!!! Estou com saudades! :)

LOTS OF BITES!

5 comentários:

  1. ótiiiimo post. Sabe que estava conversando com o marido e falei sobre o post da qtdade de sódio das comidas que a Alice adora, miojo, salsicha, hamburguer e estávamos falando justamente em fazermos nosso próprio hamburguer, pro lance ficar mais saudável, logo mais tenho q aprender a fazer salsicha rsrsrsr. Vc falou de maionese light...sabe que eu prefiro!! Acho uma delícia, como sempre dicas valiosíssimas Ma.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Essa parte do faça metar possíveis nao queira perder 10kg em duas semanas, foi pra mim? hahaha
    Adorei o post Má.
    Pena que eu já faço tudo isso e continuo gordinha.. rs.. me ajuda amiga!!! rs
    To com saudade
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. hahahaha nossa Ana, é melhor você nem procurar saber como que se faz salsicha viu... :P e, sobre o hamburguer caseiro, provadíssimo! a maionese também! ao contrario do que todo mundo fala, ela nem é tão calórica assim (as industrializadas) tem 25 a 40kcal no máximo..... as caseiras que sao um problema, (a Hellmans 'caseira' tbm em) MAS elas sao fonte de GORDURAS BOAS! entao, até onde é tao ruim assim?! nao podemos ficar presos nas calorias apenas ne... :)

    beijos anaaa e continue falando com o maridao sobre os filhotes!
    esta de parabens, eles agradecemmm :)

    ResponderExcluir
  4. Clauuu que exagero haha, logico que nao foi pra voce!! pq ALIÁS vc já está magrinha o suficiente você nao acha nao, dona? :)

    saudades de vcccc
    beijosss
    (quero ver seu blog logo!)

    ResponderExcluir
  5. ahhhh, presto muita atenção na alimentação da Alice viu. Vejo filhos de amigas com 8 anos de idade com colesterol alto, ki absuuuuurrrdo.

    Enfim, não quero que minha baby tenha essas coisas.

    beijos Má.

    ResponderExcluir