1º dica: Inicie sempre as refeições com uma salada, pode ser à vontade contanto que não exagere nos molhos principalmente os industrializados ou aqueles à base de maionese. Prefira o vinagre, limão, azeite e ervas ou aqueles feitos com iogurte e mostarda!
2º dica: Para o prato principal, determine as porções da seguinte maneira:
- Carboidratos: deve aparecer em todas as refeições e, para porcionar adequadamente recomenda-se que se utilize o tamanho do seu punho fechado, como uma 'bolinha' mesmo! Uma porção de carboidrato tem aproximadamente 150kcal e pode ser: arroz , arroz integral, risoto, macarrão, purê de batata, mandioquinha, couscous.... Logicamente que, o arroz simples agrega menos calorias do que um risoto por isso vale a regra do 'bom senso', nada de exagerar na dose!
- Proteína: suuuper importante para o organismo, imunidade e manutenção da massa magra, a proteína deve aparecer principalmente no prato das principais refeições. A porção de proteína é calculada como a palma da sua mão esticada, isso equivale à um bife médio, um peito de frango, filé de peixe ou aproximadamente 6 camarões. Aproximadamente 200kcal.
- Reguladores: no caso, os reguladores são as frutas, verduras, hortaliças e legumes. Como já houve a ingestão de hortaliças na salada, sugiro que insira vegetais e legumes cozidos (no vapor para perder menos nutrientes) como cenoura, aspargos, brócolis, abóbora japonesa, couve flor, cebola assada, beringela, vagem torta, chuchu refogado vix, são tantas opções! Neste caso, utiliza a mão e os dedos abertos, somando apenas, 50kcal.
3º dica: Já para a sobremesa, prefira sempre as frutas in natura. Se a vontade de comer um doce for muito grande, faça gelatinas diet com pedaços de fruta (como morango, uva itália e maça) e, no momento em que for comer, coloque duas colheres de sopa de iogurte light (aqueles líquidos tipo batidos são uma ótima opção e, como já são adoçados, fica uma delícia!! Recomendo o 'Pense Light' da Batavo®). Se mesmo assim a boa ainda pedir um açúcar, prefira as tortinhas com frutas, picolés ou compotas!
4º dica: A bebida fica a critério de vocês: Beber ou não durante as refeições. Eu particularmente prefiro beber antes ou após as refeições, o que é mais saudável e facilita a digestão. Para a bebida prefira água que pode ser aromatizada com rodela de limão, laranja ou hortelã, chás gelados, água de coco ou sucos de baixa caloria como limonada, acerola, maracujá, melancia..... Nada de pegar refrigerantes que, mesmo os lights são riquíssimos em sódio e gases que, além de reter líquido ainda 'infla' o estômago...
Para ilustrar a distribuição dos alimentos no prato principal, escolhi esse vídeo feito pela Cynthia Antonaccio, nutricionista da empresa Equilibrium!
Espero que tenham gostado e comentem (aqui no blog) idéias para os próximos posts!
Ps. Gostaria de agradecer todos os elogios que ando recebendo!!! Via e-mail, facebook e também pessoalmente!! E claro, as mais de 3.100 visitas em menos de 2 meses! Fico muito feliz e isso só aumenta minha vontade de postar e criar posts cada vez mais legais!
Beijos a todos e comentemmmm (aqui no blog também)!
É mais fácil e organizado para mim reunir as idéias e sugestões!!
BEIJOSSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário