quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Anti o quê?!

Após quatro dias de descanso e de um pulo (sensacional, diga-se de passagem) na praia, voltei à vida real! Não, eu não abandonei meu voto não! Viajei domingo após exercer meu direito como cidadã, meu compromisso com a pátria, meu... ah! vocês entenderam.... mesmo não tendo sido o que eu esperava, fiz minha parte e gostaria de que resolvesse alguma coisa eu não me sentir culpada pelo que esta por vir.... Mas... como aqui não é um blog de política, vamos ao que interessa né?! Os antioxidantes são o assunto da vez, vamos entender melhor como eles funcionam em prol de uma ótima qualidade de vida?!


Para entendermos como os antioxidantes funcionam precisamos saber o que são os Radicais Livres, por isso vou tentar explicar de uma maneira bem simples: A maioria dos processos do nosso organismo dependem da respiração celular e esta libera naturalmente algumas moléculas que não conseguiram se unir à outras para formação de novas substâncias. Estas moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea são os chamados radicais livres que apresentam capacidade de oxidar a membrana celular, degradando-a pouco a pouco. Este é o processo natural da vida e, graças a ele, envelhecemos. Porém, o exercício físico exagerado (pois há um aumento na taxa de respiração celular) e os fatores ambientais como luz solar, poluição e tabaco, contribuem e muito para uma super formação destes radicais, o que prejudicará a sua pele, seu cabelo, seus órgãos, seus sistemas ou seja, você estará envelhecendo muito mais rápido!!
Mas, não precisamos nos desesperar, mesmo em contato com todos esses 'vilões' há como driblar os efeitos dos Radicais Livres simplesmente adicionando alimentos ricos em Antioxidantes na dieta! Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os efeitos desses radicais pois se ligam à eles completando eletricamente a sua última tornando-o estável e assim, o radical não será mais capaz de oxidar os tecidos permitindo então que sua saúde e sua beleza fiquem protegidas!

1. Danos causados pelos Radicais livres: Câncer (todos), Alzheimer, doenças cardiovasculares, catarata, envelhecimento precoce além de doenças no sistema nervoso e diminuição da imunidade.

2. Antioxidantes naturais: Vitamina C, Vitamina E, Carotenóides e Betacarotenos, Licopeno, Compostos Fenólicos e Selênio mineral, são eles:

a) Vitamina C: Acerola, limão, laranja, morango, kiwi etc

(Clique para aumentar!)

b) Vitamina E: Óleos vegetais (milho, soja, canola), verduras de folha (agrião, alface, couve), gergelim, amendoim, linhaça, nozes, castanhas (oleaginosas) e óleo de coco.


c) Carotenóides ou Betacarotenos: Cenoura, abóbora, mamão, pimentão, brócolis, tomate etc (por serem lipossolúveis a sua biodisponibilidade é aumentada com a adição de gorduras boas)
Obs. O Licopeno entra como carotenóides.


d)  Selênio: Grãos e castanhas (castanha do Pará) além de frutos do mar!

e) Compostos fenólicos: Café, chocolates (com teor de cacau > 50% ) açaí, frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, mirtilo, cereja e etc) e chá verde.

(Clique para aumentar!)


Espero que tenham gostado e, aproveitem! Se cada dia mais a ciência evolui e nos fornece uns anos a mais de vida, não vamos viver doentes, velhos ou enrugados né?! hahaha

Lots of bites!

Um comentário:

  1. Por isso tomo suco de clorofila quase todos os dias... pois alem de uma boa quantidade de vit E, ele é bem gostoso e refrescante,hahaha ja experimentou??

    ResponderExcluir