Todas nós, mulheres, sabemos o que é chorar a toa, berrar, ser chamada de louca e daí chorar e comer e chorar e brigar..... Mas o que não sabemos é o quão comum são esses sintomas e que é possível sim, minimiza-los!
Mais de 80% das mulheres, em algum momento da vida, sofrem ou irão sofrer com os desconfortos da TPM.... Algumas pesquisas já demonstraram que a deficiência de alguns nutrientes ficam mais 'exageradas' no período pré-menstrual por isso equilíbrio nutricional é tão importante nesse 'tratamento'....
Encontrei algumas dicas de como enfrentar esse período de uma maneira mais tranquila, vou passar para vocês, girls! Vamos lá?!
Dicas para amenizar os sintomas da TPM:
1- Ingerir uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio, como figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana especialmente nos dias que precedem e também durante a menstruação.
2- Consumir bastante água para evitar a retenção de líquido.
3- Consumir também outros líquidos como água de coco e chás de folhas ou frutas, sem açúcar.
4- Dar preferência aos carboidratos complexos (pães integrais, arroz integral, gérmen de trigo).
5- Incluir rodelas de batata no almoço ou jantar. (de preferência batata doce por apresentar mais fibras confere maior sensação de saciedade além de favorecer o trânsito intestinal).
6- Evitar: açúcar, doces, geléias caseiras ou compotas açucaradas e mel. Ingerir no máximo uma vez por semana. Se a vontade por doce for muito grande, dê preferência à compota de frutas ou frutas cobertas por chocolate.
7- Consumir diariamente alimentos fonte de ômega-3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, óleo de canola (com moderação).
8- Incluir o azeite no cardápio (um fio nas duas refeições principais).
9- Consumir alimentos fonte de cálcio, leite sem lactose e derivados (iogurte naturais, queijo branco, coalhada,etc) no mínimo três vezes por dia.
10- Ingerir, diariamente, uma porção pequena de oleaginosas como de castanha-do-Pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas, macadâmia, avelã e pistache.
11- Consumir alimentos fonte de fibras como frutas, verduras, cereais integrais, algas, leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja, ervilha,lentilha, vagem).
12- Praticar uma atividade física (sob orientação).
13- Incluir produtos derivados da soja como o tofu e o “extrato hidrossolúvel” (leite de soja).
14- Usar 1 copo de suco de uva roxa por dia.
15- Evitar condimentos (embutidos como salsicha, salada, presunto), enlatados e alimentos ricos em sódio como molho inglês e caldos de carne.
Espero que tenham gostado e, botem fé! Que ajuda, mesmo!!
Lots of bites!
Autor(a): Mariana Braga Neves - Nutricionista Equipe Nutrício
(Adaptado)
Oie, 2 coisas, essa macadamia pode ser do Haagen -Dazs? Nossa, sou viciado...rss
ResponderExcluirA oleo de primula é muito bom para redução de tpm tb né? Pelo menos minhas clientes levam muitos, todo o mêsss!! bjs e parabens pelo blog, muito bom...