terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vamos num japa!?

E você que pensava que não dava para modernizar o moderníssimo fast food huh?! O fast-food dos jovens, dos baladeiros, dos madrugueiros, das mocinhas de dieta, dos marmajos saudáveis, dos workaholics-non-stop e dos executivos de São Paulo.... A culinária japonesa foi entrando devagarinho e de repente, já tinha virado primeira opção! Principalmente as temakerias, versáteis, com atendimento rápido, opções de comida até para os menos fãs da culinária japonesa (como 'temakis' doces em casquinha de sorvete, picolés e saladas), funcionam 24h por dia e então...... boom! De repente, todos falam temaki! Mas será que sabemos o que estamos comendo?! O que tem ali?! É realmente light-diet-zero como pensam muitas mulheres ao atacar sem dó o maior rodízio da praça?! Ou super saudável-e-nutritivo como outros marmajões pensam?! Vamos quebrar alguns mitos? Esclarecer algumas dúvidas e deixar tudo beem claro?! Então vamos lá!



1-) Antes de mais nada! Sim! é mais saudável do que um hambúrguer com batatas fritas e coca-cola!

2-) Os peixes são ricos em proteínas de fácil digestão além de ácidos graxos poliinsaturados como o ômega 3 (fator de proteção cardiovascular) e minerais como cálcio, ferro e potássio.


3-) A soja (também muito presente na culinária, como é o caso do missô e do tofu) é rica em proteínas e ácidos graxos além de vitaminas no complexo B! Diminuem o LDL e evita as placas de ateroma.


4-) O arroz, principal ingrediente na mesa dos japoneses é uma ótima fonte de carboidratos e energia rápida porém, para não comprometer a dieta, devemos nos atentar e equilibrar o consumo deste com o consumo de vegetais e proteínas não combinadas para uma refeição mais adequada nutricionalmente.

5-) O chá verde, as algas e o shiitake são fontes poderosas e naturais de antioxidantes.


6-) Os vegetais são caracterizados pela sua baixa cocção (al dente) o que mantém a sua textura, cor e muitos nutrientes.


7-) O shoyo, molho de soja, é riquíssimo em sódio e açúcar, o que é super perigoso para os diabéticos além de causar retenção de líquidos e hipertensão.


8-) Há pratos extremamente saudáveis porém, como toda culinária, apresenta aqueles que não são seus maiores trunfos e na culinária japonesa não seria diferente, evite as frituras como os tempurás e os hot rolls, em exagero contribuem para um excesso de gordura que não precisamos.

9-) A ANVISA determina que os peixes e frutos do mar devem ser mantidos ha uma temperatura de -20°C por 7 dias ou -35°C por pelo menos 15 horas então, desconfie dos que 'estão fresquinhos, acabaram de chegar'. Normalmente, durante o transporte, essa temperatura varia um pouco, não vale o risco...

10-) Alimentação deficiente em ferro, principalmente o ferro heme - o mais biodisponível - por não apresentar a carne vermelha em suas preparações.

11-) Os cogumelos apresentam ácido glutâmico que contribui para o sistema imunológico!

APOSTE: 
- Sashimis (fatias de peixe cru)
- Uramaki (enrolados com arroz por fora): principalmente os de peixes, fuja dos 'skins'
- Teppanyaki (grelhados na chapa): peixes ou frango, deixe a carne vermelha para outro dia.
- Hossomaki (enrolados com alga por fora): os tradicionais 'rolinhos', prefira os de pepino ou peixes, evite os fritos ou recheados com maionese.
- Yakissoba (macarrão incrementado): dê preferência aos legumes ou carnes magras.
- Temaki (cones com diversos recheios): prefira os de peixes, quando escolher a opção 'completa' (como no caso do Salmão completo = salmão, maionese e cebolinha, peça pelo cream cheese, mais protéico e menos gorduroso) Ex. Salmão, Polvo, Califónia ou Atum.
- Shitake e Shimeji: não ultrapasse da primeira porção pois seus benefícios serão 'anulados' pelo excesso de gordura da manteiga adicionada
- Robatas (espetinhos diversos): aposte nas robatas de legumes como brócolis, cebola e beringela
- Gyosa (pastel oriental): quando cozido. Normalmente recheado de carne portanto evite exagerar.
Frutas flambadas ou salada de frutas


EVITE:
- Tempurá (legumes e frutos do mar fritos; empanados em massa consideravelmente espessa)
- Hot rolls (hossomakis empanados e fritos)
- Skins (feitos com a pele do peixe): mais gordura do que necessitamos...
- Temaki (cones com diversos recheios): evite os de camarões empanados, recheados com maionese ou lotados de molho 'teryiaki' com muito açúcar em sua composição.
- Shitake e Shimeji: evite ultrapassar da primeira porção
- Gyosa (pastel oriental): quando frito torna-se muito gorduroso
- Tempurá de sorvete

 Com poucas calorias por unidade, algumas pessoas enganam-se e acabam exagerando, resolvi colocar tabelas de calorias (mesmo eu sendo um pouco contra...) apenas para se ter uma noção de quantidade, ao final, bolei um 'cardápio' com quantidade de nutrientes e calorias balanceadas!






Minha idéia para formar uma refeição balanceada seria:

- 1/2 porção de Shimeji: 100kcal
- 1 Temaki Califórnia: 115kcal
- 5 fatias de Sashimi de Salmão: 125kcal
- 5 fatias de Sashimi de Atum: 85kcal
- 1 Missoshiru: 70kcal

Total: 495kcal



Leve, sem exageros de calorias e nutricionalmente completo (apresenta energéticos como o arroz, construtores como o salmão, shimeji e o kani kana do temaki e os reguladores, caso da alga, pepino e manga do temaki e da soja do missoshiru)

Espero que tenham gostado!!!!!
Lots of bites!

Fonte das calorias: Gendai



Nenhum comentário:

Postar um comentário