Oiee! bom dia de domingo à todos!!
Finalmente consegui sentar na cadeira do pc e começar o post sobre veganismo (ebaa)! Porém, andei pensando e, antes de eu simplesmente repassar a resposta daquele e-mail que contei para vocês, achei melhor introduzir o assunto, para que todos estejam a par do que estaremos discutindo esses dias. O que é o veganismo? quando foi criado? E, quais são suas restrições? Vamos lá?
"Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas."
Essa é a definição básica para o veganismo, criado em 1944 por Donald Watson, a história foi mais ou menos a seguinte: existia uma Sociedade de vegetarianos, onde discutiam suas idéias, preceitos, e trocavam informações entre um grupo com interesses em comum porém,
Donald e mais 6 pessoas entraram em um conflito de idéias e foram separados deste grupo e passaram a fazer parte de uma nova sociedade criada por eles mesmos chamada 'The Vegan Society' (ORIGEM: veg-etari-an) para discutir e disseminar seus ideais mais radicais.
Um dos inúmeros cartazes vegetarianos/veganos espalhados por aí..
A partir de então as idéias de Watson começaram a ganhar seguidores e se tornar popular, mas foi apenas bem recentemente que ser vegano virou 'febre'; poderia até dizer que, ser vegano virou 'moda' entre muitas pessoas.
Essa 'moda' inclui radicalismos e, proíbe seus adeptos à comerem qualquer alimento de origem animal, seja este carne ou não portanto estão incluidos: leite, queijos e iogurtes, manteiga, requeijão, mel, medicamentos que tenham leite em sua fabricação, (normalmente os veículos do placebo são farináceos, mas existem medicamentos que utilizam subtratos de origem animal, e os veganos simplesmente não tomam!), ovos, chocolate, bolo, pães, massas e assim por diante, todo e qualquer produto deve ser analisado, ter tabela nutricional, de ingredientes e praticamente todos devem ser especiais.... Além da alimentação, os veganos não se utilizam de couro, (jaqueta, botas, sapatos, bolsas), lã, seda ou camurça.... Não encontro nenhum artigo científico ou site leigo que possa me explicar o motivo dessa aceitação tão grande e tão de repente, mas, pedindo licença já vou começando a deixar meus pareceres..(em assuntos polêmicos é bem difícil expressar-se sem um certo receio... mas vamos lá!). Creio eu que, ultimamente, a mídia vem influenciando incomensuravelmente a maneira de pensar e de tocar a vida das pessoas, isso reflete-se diretamente não só no que a pessoa irá comprar ou irá vestir, a mídia é TÃO forte, que passa a ditar o que pensar! O que é certo e o que é errado, mesmo não havendo propagandas descaradas sobre veganismo, a ditadura da beleza e da saúde faz com que as pessoas procurem desesperadamente maneiras de se enquadrarem nesses padrões pré estipulados, e é aí que mora o perigo.... re-surgem então doenças de transtorno alimentar e de auto-imagem; a anorexia vem crescendo exponencialmente, assim como a bulimia, a vigorexia (vício por exercícios físico, nunca está satisfeito com a quantidade de músculos ou o desempenho de seu corpo e aí começam apelar para esteróides e suplementação ilegal.), a ortorexia (uma compulsão por alimentos saudáveis, estas pessoas permitem-se comer, ao contrário da anorexia, porém, ficam tão obcecadas em seguir um padrão que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta..) e, para mim, não vejo muita diferença entre os distúrbios alimentares e o 'veganismo'. Todos eles não apresentam uma explicação exatamente concreta, tentam explicar-se nas entre linhas, utilizam-se de números manipulados e casos muito específicos para explicarem-se, além de que não sou adepta a nenhum tipo de radicalismo... Digo que é influência da mídia pois, se você não é magro ao menos precisa ser perfeitamente saudável pois só então sua 'não-magreza' estaria justificada. Porém, deixo aqui uma dúvida: Se algo se diz tão bom e tão saudável, por que a necessidade de acompanhar de perto esses indivíduos, por que veganos vivem fazendo exames, controlando seus hemogramas e enchendo-se de suplementações?!
Voltarei com o resto desse post e com a
resposta àquele e-mail, espero a opinião de vocês desde já!
Bites everyone!
Bom, eu nao acho que só os veganos deveriam ir ao médico de forma frequente, fazer exames, ou ter um acompanhamento nutricional de um profissional do ramo. Mouto pelo contrário, existem muitas pessoa onívoras que sofrem de diversos problemas como, colesterol alto, diabestes, obesidade, anemia, entre outros. Acho que esse é um assunto que ainda tem bastante coisa para ser discutida para chegar a uma conclusão mais coerente, pois podem existir pessoas que são adeptas a estilos de vida dististos, mas que os dois grupos podem nao estar isentos á futuros problemas.
ResponderExcluirCom certeza, concordo com a sua colocação! a alimentação atual da sociedade está muito diferente e modificada. Onívoros também devem se preocupar, e muito! mas não tem como negar..... as deficiências são maiores, os riscos são maiores........ o post ainda não acabou, tenho mais informações a repassar, obrigada pelo comentário!! Só assim posso crescer!
ResponderExcluirBeijos,
Marina.