Barzinho parte II: Bebidas. Todo mundo sabe que álcool faz um super mal para a saúde mas, logicamente que tudo o que é em excesso faz mal! Se pensarmos em indivíduos saudáveis, que levam uma vida 'normal' (considere 'normal', pessoas que não apresentam etilismos, patologias renais ou hepáticas.) podem sim considerar ir para o Happy Hour com os amigos ou a turma do escritório. Tudo é relativo e depende da quantidade. O bom senso é essencial quando abordamos porções, principalmente as que apresentam a linha entre o aceitável e o exagero muito tênue, como é o caso das bebidas alcoólicas.
Vamos lá, vou dar umas dicas rápidas e muito úteis!
1-) Cerveja/Chopp: dos males, o menor haha, a cerveja já foi o inimigo das dietas e agora, apareceu como 'aliada' à uma boa saúde....rica em vitaminas do complexo B, que previnem contra doenças cardiovasculares e também fonte de vitaminas e antioxidantes, provenientes da cevada maltada e do lúpulo! Se compararmos a cerveja com o vinho, temos 2x mais antioxidantes na cerveja do que no vinho branco, e metade se equiparado com o vinho tinto, porém as moléculas na cerveja são mais facilmente absorvidas pois são de baixo peso molecular, ao contrário do vinho tinto! Se engorda? Sim, tudo engorda se for consumido em excesso, não gosto de colocar calorias, mas pode ser comparado com um pãozinho francês. Logo, a cerveja em si não engorda, o que engorda é a quantidade e os acompanhamentos..... (perigo né! haha)
2-) Caipirinhas: prefira caipirinhas de saquê, que apresentam menor teor alcoólico do que a vodca e logicamente do que a pinga, cachaça ou aguardente... além de serem tomadas mais devagar (ninguém toma 3, 4 ou 5 caipirinhas em uma noite só.... já a cerveja sim... pense bem!), apresenta frutas e o açúcar mantém a glicose elevada, o que ajuda a prevenir desmaios, mas alterne sempre com um copo de água! evita a desidratação excessiva e consequentemente a ressaca no dia seguinte!
3-) Shots: são um dos piores, os inimigos de qualquer dieta, saúde ou bem estar....... por serem ingeridos muito rapidamente, não há a percepção de volume pelo cérebro, além de fazerem efeito quase que instantaneamente. O que faz com que seu sistema nervoso central deprima-se com muita facilidade gerando tonturas, dores de cabeça, desidratação.... são calorias e porcentagem de álcool 'vazias'.
4-) Doses: servidas puras ou com energético, são um perigo para o corpo. A mistura mais comum que encontramos é a Vodca + energético... enquanto o álcool causa uma depressão no SNC, o energético gera uma euforia, causando uma confusão no organismo enquanto um atua como máscara para o efeito do outro, no caso o energético faz a pessoa sentir-se bem e achar que não está bêbada, o que gera uma ingestão muito maior nesses indivíduos. Enquanto as doses, são o álcool (em sua porcentagem) puros... sem nada que ajude a dar uma diluidinha... bebe-se menos devido ao grau alcoólico e o sabor muito forte..... podem atacar o estômago facilmente.
5-) Drinks e licores: os piores, fuja! São riquíssimo em açúcar, não precisamos de tudo isso, além de que o gosto adocicado esconde o álcool e assim a pessoa consegue ingerir muito mais doses sem perceber a quantidade de álcool ingerida. Além do açúcar, temos o leite condensado, leite de côco..... gorduras e açúcares muito além do que precisamos.....
6-) Alternem sempre bebidas alcoólicas com um copo de água, além de 'diluirem' a concentração alcoólica evitando os vexames e as famosas 'ressacas morais', ainda evitam a desidratação causada pelo álcool, evitando a ressaca-ressaca.. aquela que nos deixa inchados, com a cabeça latejando...vale a pena?
Espero ter ajudado na escolha do seu próximo drink..... e hoje a noite coloco dica de restaurantes para sábado!!! Jantar de sábado ou almoço de domingo gente!?
Lots of bites!!!
Mááá
ResponderExcluirque lindooo seu blog..só hj que eu vii!!
Parabéééns!!
beeeijos
Raísa
Oiii Rá! quanto tempo!!! nossa obrigada! :) espero que eu consiga postar varias coisas bem legaiis!! e quero ver vc lendo sempre emm! obrigada mesmo!! e como vc tááá mulher? :)
ResponderExcluirbeijosss