domingo, 19 de setembro de 2010

pá, pum!

Olááá, bom dia gente! Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer todo mundo que me parabenizou pela iniciativa do blog, que me incentivou, comentou (continuem comentando! continuem! haha) e deu credibilidade à mim para que eu respondesse dúvidas realmente relevantes... dúvidas que com certeza atrapalham a vida dessas pessoas, de um jeito ou de outro elas querem que isso seja sanado e eu, como futura nutricionista, zelo pelo bem-estar físico e mental (todos sabem a dificuldade do indivíduo em se aceitar dentro de um corpo que não lhe agrada.... é uma situação bem complicada.... mas enfim!), gostaria de agradecer de coração todos os comentários, tanto aqui quanto no facebook, pessoalmente e, particularmente por e-mail, dúvidas que me enviaram e que faço questão de responder da melhor maneira possível! Por isso, resolvi criar essa sessão no blog! De maneira fundamentada porém simples espero esclarecer todas essas perguntas....... e, para abrir essa sessão começarei por um comentário no post Quem não aguenta...bebe LEITE! . a pergunta foi a seguinte:


Débora: O que fazer quando vc é intolerante à lactose? fica dificil... os suplementos de cálcio também atacam o estômago, pelo menos para mim... antiácidos seria a resposta?


Eu: Primeiramente precisamos identificar exatamente qual é o problema, pode não ser o caso da Débora porém como estou fazendo um post aberto, tentarei generalizar para abranger um maior número de possíveis dúvidas ok?! Vamos lá: precisamos identificar exatamente qual o problema, pois existem duas patologias que são comumente confundidas entre as pessoas, porém apresentam tratamento e mudanças de hábito bem diferentes;


1- Alergia ao leite: a alergia é uma resposta imunológica do organismo contra a proteína do leite, o corpo identifica esta proteína como estranha ao sistema que precisa ser combatido e então, ativa-se a cascata de reações alérgicas que pode gerar sintomas como diarréia, urticária, asma e até febre! porém isso acontece geralmente quando a criança troca o leite materno e passa a tomar qualquer outro tipo de leite antes de seu intestino estar maduro enzimaticamente o suficiente para receber essa nova proteína.... a alergia à proteína do leite se dá pelo de vaca, de búfala, de cabra... portanto o tratamento consiste em parar completamente de consumir o produto que apresenta a proteína que a criança é alérgica, atentando-se sempre aos rótulos e embalagens, tanto para evitar o consumo de produtos com este ingrediente, quanto para atingir as doses recomendadas de cálcio, proteínas e os nutrientes que estavam presente naquele alimento que foi excluído da dieta! já a....


2- Intolerância à lactose: é a ausência da enzima lactase, responsável por digerir a lactose (o açúcar do leite) portanto a lactose chegará no intestino sem ter sido digerida ou absorvida, o que causa uma fermentação pelas bactérias do intestino levando à quadros de diarréias intensas (tudo depende da quantidade ingerida) e normalmente começa na infância, as vezes de maneira bem discreta, e manifesta-se perceptivelmente na fase adulta. O que muitas pessoas fazem quando descobrem que tem intolerância é retirar o leite e seus derivados da dieta, queijos, requeijão, cream cheese, danones etc.... porém isso só irá agravar o quadro, pois quanto menos leite se consome, maior será a sua intolerância. Como uma amiga minha (futura nutri e colega no ramo, Maria Olívia!) disse em resposta ao comentário da Débora, uma solução seria adaptar-se ao consumo de alimentos de soja como queijos e leite de soja como tofu, extrato de soja (existem um muito bons no mercado!), pasta de soja no lugar do cream cheese etc porém, sem excluir totalmente os derivados de leite pois cairia no problema que citei acima, revolve-se portanto, consumindo pequenas porções ao longo do dia, como leite, polenghi®, cream cheese e requeijão em pequenas quantidades..... assim não haverá problemas como diarréias e enjôos e também não prejudicará a ingestão de nenhum nutriente que provém destes alimentos.


Como a Débora falou, ela faz suplementação de cálcio para, provavelmente, repôr o cálcio que ficou escasso em sua dieta pela exclusão do leite, porém ela sente desconfortos ao tomá-lo, talvez porque as moléculas de cálcio não conseguem ser absorvidas pelo organismo dela, pois apresentam um 'tamanho' maior; uma densidade molecular maior e/ou apresente dieta rica em proteínas, café e sal, que também prejudicam a absorção do cálcio pois este é largamente excretado.... ou até por fatores da dieta em si, como ingestão de alimentos que diminuem o esvaziamento gástrico, como os lipídeos, assim o cálcio acaba permanecendo mais tempo no estômago podendo causar essas irritações.... O que fazer?! Se ainda não excluiu todos os derivados de leite da dieta, comece a ingerir mais porções deste ao longo do dia, para que a suplementação possa ser suspensa, diminuir a possível ingestão exagerada de café e sal e, importantíssimo! esqueça a idéia dos antiácidos..... eles podem ajudar na hora, porém o estômago quando está em meio alcalino gera uma estimulação na secreção de ácidos para compensar este estado, o que pode resultar em um efeito rebote ainda pior e, para completar, o excesso de subtâncias que retiram a acidez do estômago, prejudicam a ação das enzimas que digerem as proteínas (carnes), principalmente a pepsina........ o que irá causar um desconforto ainda maior no futuro.... a carne passará a ser tão 'inimiga' quanto o leite..... o que pode parecer correto na hora, pode gerar consequências desastrosas no futuro.... nada de tampar o sol com a peneira em gente!!! procurem um especialista e tratem da melhor maneira possível!!!


Espero ter ajudado e esclarecido suas dúvidas Débora!!!
Lots of bites!


PS: quando digo consequências desastrosas..... digo: 'quando um intolerante à lactose corta completamente o leite e seus derivados, seu corpo fica tão sensível que, um pedacinho de chocolate, um licor e até mesmo uma fatia de bolo, desencadeiam distúrbios gastro intestinais intensos!' .....
Atenção com as medidas que vocês estão tomando para melhorar um problema! 'A emenda pode sair pior que o soneto' haha é sério em!






BITES! 
e aproveitem esse restinho de domingo acinzentado...



Nenhum comentário:

Postar um comentário