terça-feira, 10 de maio de 2011

Kate Middletown

Que a nova duquesa Kate Middletown não titubeou em perder vários centímetros da cintura real, todo mundo sabe mas, o que poucos sabem é como ela fez para secar os incríveis 10 cm em tão pouco tempo..... E, como não é novidade para ninguém, dietas que promovem um emagrecimento tão rápido com certeza apresentam alguma contra indicação certo?!  Por isso resolvi dismistificar a dieta usada pela mais nova integrante da realeza britânica!

Proposta: A dieta seleciona 100 alimentos (sendo 72 de origem animal e 28 de origem vegetal), que podem ser consumidos à vontade, sem restrição de quantidade. Promete eliminar quilos extras sem sacrifício e sem efeito sanfona....  A pessoa pode comer proteínas magras a vontade, o que inclui peito de peru, peito de frango sem pele, ovos, leite e derivados magros, iogurte desnatado, café e chá com adoçante, assim como refrigerante zero..... Não passará fome e conseguirá manter o peso para sempre com a fase de manutenção da dieta.........

Tudo tão lindo e tão fácil....... certo?! Errado! Vamos dismistificar?! 

A Dieta Dunkan, como é chamada, nada mais é do que uma adaptação da famosa Dieta Atkins! Nela, prioriza-se o consumo de alimentos proteicos fazendo com que o corpo fique sem glicose na circulação, pois esta é proveniente principalmente dos carboidratos. Sem glicose, o corpo começa a utilizar as reservas energéticas (principalmente o glicogênio muscular) para sobreviver e consequentemente:

1- Você perde músculos!
Sim! Para gerar energia para o organismo funcionar, há a degradação e oxidação do glicogênio muscular ou seja, a proteína do músculo é degradada para virar substrato para as células trabalharem e consequentemente, toda a massa magra conquistada na academia vai por água abaixo...... Literalmente, pois seu xixi ficará rico em aminoácidos além de haver uma diminuição do pH sanguíneo!

2- Você fica com mau hálito!
Essa oxidação proteica tem, como resultado, corpos cetônicos que nada mais são do que derivados do grupo das cetonas..... sim, essa mesmo que você conhece! O hálito de quem está em catabolismo proteico é muito característico e nenhum pouco agradável....

3- Você pode apresentar problemas neurológicos!
Ainda devido a degradação proteica, problemas neurológicos são muito frequentes para os adeptos à essas dietas radicais pois a longo prazo a Amônia, outra substância gerada nessa degradação, é extremamente neurotóxica podendo gerar danos irreversíveis ao cérebro!

4- Você fica estressado e com dores de cabeça!
A falta de carboidratos leva à deficiência na produção de um hormônio importantíssimo para o nosso dia a dia seguir tranquilo e sem muitos altos e baixos..... É a serotonina responsável pela sensação de bem estar durante o dia e principalmente após as refeições. Sem ela o corpo sente-se continuamente estressado e cansado uma vez que o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo, podendo causar enjoos, crises de tontura, dores de cabeça e enxaquecas severas.

5- Você ficará com carências nutricionais!
Por haver uma grande restrição de grupos alimentares e, mesmo quando liberado, a quantidade é bem limitada, e o aporte de vitaminas e minerais, vindo principalmente das frutas, verduras e legumes será severamente comprometido, o que causará deficiências nutricionais e diminuição das funções orgânicas, assim como sistema imunológico logo, a chance de você adoecer são muito maiores!

Kate antes e depois da Dieta Dunkan...... e claro, com outras artimanha da realeza... rsrs

ATUALIZAÇÃO: Acho que o post não ficou claro o suficiente..... O que eu quis dizer é que, a FALTA do carboidrato faz com a proteina seja degradada para gerar energia!!! Nao é o consumo exagerado de proteínas e sim, a falta do grupo dos energético (vulgo carboidratos) Na falta dele, que é o primeiro da fila, o corpo usa o músculo como fonte de energia, degradando-o para obter energia pra viver....

Portanto, mais uma vez podemos concluir que, mesmo que demore um pouco mais....... A melhor maneira de emagrecer é com uma reeducação alimentar! Aos poucos o corpo vai se acostumando com a nova dieta e, nem você e nem o seu organismo irão passar por stress! Dietas radicais promovem um emagrecimento rápido porém, nada eficiente já que a perda de peso se deve à degradação da massa magra ou seja: seus queridos músculos que, além de te deixarem definida, evitam a flacidez e aceleram seu metabolismo! Então, está mais do que provado que número na balança não significa um emagrecimento eficiente pois, com menos músculo o seu percentual de gordura vai lá pra cima e, suas chances de ter aquela perna torneada caem que nem balão rsrs Espero que tenham gostado e que eu tenha convencido vocês de que, dietas da moda não são eficazes rsrs

LOTS OF BITES!

Fonte: UOL Notícias

2 comentários:

  1. puxa, fiquei confusa agora....e pq o povo toma proteína (Whey protein) para adquirir músculos?
    Eu ..ainda bem me conscienteizei que dieta não adianta.

    ResponderExcluir
  2. Não anaaa, vc se embananou mesmo! ;)
    o que eu quis dizer é, a FALTA do carboidrato faz com a proteina seja degrada para gerar energia!!! Nao é o consumo exagerado de proteinas e sim, a falta do carboidrato pois, na falta dele, que é o primeiro da fila, o corpo pega o musculo, quebra e assim gera energia para viver.... por isso o grande problema da exclusao dos carboidratos! entendeu!? :)

    acho que vou dar um uptade no post! sinto que nao fui mto clara! rsrs

    BEIJOSSSSS

    ResponderExcluir