segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inteirinho!

"Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento (que inclui adição de substâncias químicas, perda de fibras e nutrientes); mantém suas propriedade nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais." 


Este processo de refinamento ocorre para dar melhor textura, maior durabilidade e menor preço aos produtos porém, não é a opção mais saudável para ser consumida, uma vez que perde parte de seus benefícios. Porém, que o alimento integral possui diversas qualidades nós já sabemos... e que todos esses benefícios não valem a pena ser desperdiçados também mas, vamos entender melhor porque?!

| Bom funcionamento do intestino 
As fibras diminuem os riscos de câncer de cólon, além de ajudar na regularidade intestinal, aumenta também a quantidade de bactérias benéficas do trato, como os lactobacillus, e diminuem a quantidade daquelas que podem causar doenças e infecções intestinais. Porém lembre-se da ingestão adequada de água para evitar a constipação! (35mL/ Kg de peso)

| Sensação de saciedade 
Os alimentos integrais apresentam maior viscosidade que o comum e, quando ingerido absorve mais água e formam géis que forram a parede do estômago e assim diminui o tempo de esvaziamento gástrico ou seja, você demora mais tempo para sentir fome! Além disso as fibras se unem à gordura e à glicose e são então eliminadas pelas fezes ao invés de serem completamente absorvidas! Desta forma reduz-se os níveis de glicose e colesterol, diminui riscos de DCV, diabetes e obesidade!

| Menos gordura
As fibras insolúveis como o farelo de trigo, a casca e o bagaço das frutas, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura, enquanto as fibras solúveis como aveia, feijão, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças combatem o colesterol ruim, o chamado LDL.

Dentro dos alimentos integrais, alguns se destacam mais, seja pela facilidade de preparo, sabor ou acesso ao alimento! Ricos em fibras, Vitamina A, Complexo B e minerais como Cálcio, Ferro e Zinco, tente incluir pelo menos um  por dia, variando sempre que possível!
Time poderosoArroz integral, açúcar mascavo, farinha integral, centeio, cevada e grãos!

Mas lembre-se de não ultrapassar 50g de fibra por dia pois pode causar gases e desconforto abdominal..... Então, já sabem... bom senso é tudo mas, força no integral que vale e muito a pena! rsrs

LOTS OF BITES!

2 comentários:

  1. Xô perguntar...ouvi uma pessoa falando que se consumirmos muitos alimentos integrais e não bebemos muita água daí fica ressecadaaa, é verdade?
    Máaa só 6 mil o sapato?? Ai vou lá comprar os 3 modelos kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  2. então ana.... é verdade sim! hahahaha muita fibra precisa de muita água! aí fica uma beleza!!! mas com pouca água.... vish o efeito é o oposto!! e sabia. gravidas sofrem ainda mais com constipacao...... :$ precisamos nos cuidar, fibra agua e aí ja era! hahaha ;)

    como esta tudo?!
    GRANDE BEIJO!

    ResponderExcluir