segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nova Embalagem

As embalagens de alimento poderão ter, em breve, um código de cores para indicar os seus componentes nutricionais! A proposta foi dada pelo Senador Cristovan Buarque (PDT-DF)  e vai ser votada amanhã (24-05-2011) pela Comissão do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor. O Senador Paulo Davim (PV-RN) já mostrou que é a favor da aprovação dessa nova lei!  "A mudança no perfil alimentar brasileiro tem produzido notícias dramáticas no cenário epidemiológico do país, causadas pelo crescimento vertiginoso da obesidade e das doenças crônico degenerativas a elas associadas especialmente a diabetes e as doenças cardiovasculares (DCV)." explica Cristovan Buarque.


Em uma palestra realizada pelo CCT, um médico especialista alertou que em 2030 os casos de Diabetes tipo 2 terá atingido mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo, o que tornará o tratamento da doença insustentável! Sendo que 10 milhões já se encontram no Brasil ou seja, 5,3% da população total do nosso país adquiriu a doença devido ao estilo e hábitos de vida não saudáveis. Finalmente julgaram importante que os alimentos passem a ter esse código de cores, assim as pessoas terão algum suporte para escolher melhor seus alimentos e melhorar suas condições de saúde!

Eu particularmente acho uma excelente idéia! Mas sinto que apenas as cores não irão fazer milagres. É necessário que haja uma conscientização da população para a importância de um consumo moderado de açúcares e gorduras por exemplo. Precisam orientar a importância e a recomendação de cada grupo alimentar.... Só assim a população saberá fazer boas escolhas senão esse novo código será apenas mais um enfeite colorido nas embalagens do supermercado..... não concordam?! 

LOTS OF BITES!
(Para ler a matéria completa clica aqui )

Nenhum comentário:

Postar um comentário