Boa tardeee! Faz um tempinho que uma amiga (Ju, querida!!) me perguntou uma coisa que, na verdade, já foi minha dúvida por muito tempo, outros amigos já me perguntaram isso e eu sempre respondia da mesma maneira... usando até os mesmos exemplos! Achei que valeria a pena dividir com vocês, pode ser a dúvida de mais alguém, certo?! Vamos lá?
' O que vai fazer você sentir menos fome, o volume de comida ou a quantidade de Kcal? '
Resposta: Vamos por partes:
1- O volume no estômago envia uma mensagem para o cérebro sinalizando que ele está 'cheio' e é por isso que falamos tanto em aumentar o volume do prato com fibras, salada, frutas e legumes! Esse volume fará com que você não exagere no restante dos alimentos que são mais calóricos (como carnes, massas e frituras).
2- Porém, se você comer um prato enorme de salada simples (alface + alface, sabe como?!), com certeza se sentirá satisfeito na hora, devido o volume que está dentro do seu estômago. Porém a quantidade energética ingerida é muito baixa e isso não permitirá que seu organismo trabalhe adequadamente. Você se sentirá fraco, indisposto e cansado ao longo do dia além de sentir fome em menos de 30min.....
3- Agora, falando em calorias! Se você ingerir um pedaço de chocolate, este terá uma densidade calórica muito maior ou seja, mais calorias por gramas o que irá te conferir energia, porém você não estará nada satisfeito! Entende?! Não houve volume para o cérebro entender que chegou comida. No caso das calorias, isso só ocorrerá apenas 20min após ingerir alimentos. Neste meio tempo, já deu tempo para sentir fome de novo... e é aí que mora o perigo pois, como sente fome, a pessoa belisca o dia todo e, normalmente coisas calóricas que não saciam, gerando uma confusão para a pessoa!!!!
Devemos sempre balancear calorias e volume!!
As calorias impedem que falte energia para o nosso dia-a-dia,
enquanto o volume impede que a gente ingira mais do que o necessário!
Uma salada pode ser um prato principal desde que contemple os 3 grupos alimentares:
1- Reguladores: São as folhas, alface, tomate, radicchio, repolho, cenoura, etc
2- Construtores: As proteínas como, carne, frango, kani, atum, camarão, queijos e ovos.
3- Energéticos: Os carboidratos, que podem entrar como croutons, torradas, batata doce, mandioquinha ou grissinis
OBS. O chocolate (assim como as massas e pães refinados são energia rápida! Serão as primeiras a serem gastas, calóricas porém fornecem energia rápida, 'duram pouco' ! ). Já as fibras e o volume, diminuem o tempo de esvaziamento gástrico fazendo com que haja maior tempo de contato do alimento com as paredes do trato gastrointestinal e assim, absorve mais nutrientes além de você sentir-se satisfeito por mais tempo!
Que aulaaa!!! Adorei!
ResponderExcluir:) obrigadaaaaa ana!!
ResponderExcluir