1. Gengibre: Pode amenizar náuseas, reduz as inflamações associadas à dores musculares e à artrite (devido à zingerona, citral e borneol), além de ser usado para combater flatulência causada por leguminosas como ervilha, feijão e grão de bico. Utilizado também para tratar gripes, tosses, resfriados e até ressaca. Como usar: Pode-se assar batatas doces com gengibre ralado, processá-lo com sucos ou grelhar frangos e carnes com lascas da raíz, rendem preparações condimentadas e super saudáveis.
2. Pimenta da Jamaica: Um grão capaz de ajudar na digestão, aliviar dores de dente e musculares. Como usar: adicione alguns grãos aos marinados ou, jogue-os na panela quando estiver preparando frango ou carnes cozidas ou assadas.
3. Canela: Muito versátil e utilizada na culinária habitual do brasileiro, por acentuar o sabor doce dos alimentos pode substituir parte do açúcar o que ajuda no controle principalmente de diabéticos. Também é digestiva e ajuda a segurar a tosse e cessa a diarréia. Como usar: Adicione canela à maçãs e pêras assadas, à iogurtes ou também à castanhas assadas, misturando oleaginosas com um pouco de óleo, sal e canela e assando-as em seguida!
4. Noz-moscada: Apresenta um sabor que parece misturar canela e nozes. Constatou-se que o condimento apresenta capacidade de melhorar o humor além de ser diurética, digestiva e antiinflamatória. Como usar: Ótima para temperar molhos mãe, principalmente o branco, com ervilhas e cubinhos de presunto. Também para refogar folhosos, derreta um pouco de manteiga, azeite de oliva ou óleo de soja, adicione noz moscada e refogue o espinafre, couve, escarola ou mostarda. Boa também para omeletes e fritadas (omelete de forno com folhosos, principalmente espinafre).
5. Mostarda: Digestiva e estimulante, também combate as cãibras e alivia as dores associadas ao reumatismo. Suas folhas, pobre em calorias, é indicada para quem quer iniciar uma reeducação alimentar. Como usar: As folhas são, normalmente consumidas refogadas ou como recheio de tortas e omeletes. No caso dos grãos e sementes, utiliza-se para condimentar molhos e temperar carnes. Já a mostarda em patê, aquelas de lanchonete, recomenda-se passar em uma das faces do pão no caso de sanduíches, fazer molhos para salada (com azeite, balsâmico e mel) e também, para temperar marinadas.
Obs. Vale lembrar que a canela, a mostarda e o gengibre, são termogênicos, assim como as pimentas (calabresa, dedo de moça, vermelha e da Jamaica). Isso significa que, a ingestão destes alimentos aumentam a temperatura corporal, aumentando o metabolismo e dando assim, uma mãozinha na manutenção ou redução do peso.
Espero que tenham gostado e,
força no tempero! ;)
LOTS OF BITES!
adorei tudo! vou levar para o meu dia dia...
ResponderExcluirOba! que bom Thais!!! Fico feliz em conseguir, de pouquinho em pouquinho, transmitir essas 'diquinhas' valiosas! E, pode levar sim, eu também estou nessa!! :) Beijoss
ResponderExcluirainda bem que prefiro MIL vezes mostarda a ketchup! HAHAHA .. boa notícia :D
ResponderExcluirbeeijos Má
Eu tambééémmm, ainda bem nééé haha
ResponderExcluirPS. só UM ketchup me tira do sério...... HEINZ! haha esse não tem jeito... :P beijosss tamyy
Má, já eu sou viciada em ketchup, haha
ResponderExcluirComentei lá no blog, autorizando para você publicar o meu blog!
Fico aguardando dai!!
Beijoss,
Tati Campêlo
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
hahaha ai Tati... pior que tem coisas que parece que foram FEITAS para se comer com ketchup........ batata frita, polentinha, hamburguer, omelete...... haha! Já publiquei o TOP 10 Tatiiii!
ResponderExcluirEspero que goste! Beijoss!