4-) Ovos!!
seus 'superpoderes' : os ovos sairam do vilão da dieta e passaram sem titubear para os melhores amigos de um corpo bem definido! Eles desenvolvem músculos e ainda queimam gordura. (não adianta comer uma dúzia por dia e esperar que eles derretam seus pneuzinhos emm...assim não vale! haha). Ricos em proteína de alto valor biológico (VB= a capacidade da proteína de ser absorvida e utilizada pelo organismo, leva em conta a qualidade da proteína e sua biodisponibilidade. O ovo é referencial para determinar o VB de outras proteínas ou seja; seu VB = 100%! Apresenta: 1-) proteínas em quantidade e qualidade adequadas!); 2-) vitamina B12 (conhecida como cobalamina, importante para a manutenção do sistema nervoso e responsável pela eritropoiese ou seja, formação do sangue. Além de que sua deficiência pode causar anemia e alterações neurológicas!) e 3-) vitamina A (que, além de reforçar o sistema imunológico ainda beneficia a pele e a visão). Porém,não podemos fingir que o colesterol nunca passou por aqui.... portanto, devemos evitar ou restringir o consumo de ovo por indivíduos obesos e/ou com câncer! (Pesquisadores da Purdue University conseguiram medir o impacto do alto consumo de gorduras no câncer, relatando que houve um aumento de 300% das células metastáticas. A teoria é que as células cancerígenas precisam de mais gordura como fonte energética para a sua multiplicação e crescimento.)
Para acompanhar: nada melhor do que carne de Peru ou outras fontes de proteína magra para complementar a quantidade de proteína do ovo. Mesmo apresentando grande quantidade de aminoácidos e ótima qualidade destes, o seu aporte protéico não atende às demandas do corpo, pois o ovo é rico porém pequeno... apresenta cerca de 2.8g - 3.5g de proteína por unidade enquanto as carnes, apresentam de 25 - 30g a cada 100g. Portando, um complementa o outro, um com qualidade e outro com a quantidade!
Dicas: sabe aquela tarde em que não tem nada pra comer e a dispensa está vazia? não deu tempo fazer o mercado no domingo.... então! dá pra fazer uma omelete rapidinha com o que tem na geladeira (cebola,tomate, alguns legumes já cozidos ou o peito de peru do lanche de domingo!). E melhor ainda, sem sujar a frigideira! Bata tudo e coloque no microondas por cerca de 2 minutos ou até estar firme, certifique-se de que o recipiente é fundo o suficiente pois irá crescer e... voilá! haha Ah! e esqueça que a clara é inimiga em! Se você está com o colesterol em dia coma-a sempre que possível pois ela apresenta nutrientes como a luteína e a zeaxantina que são dois poderosos antioxidantes que combatem a degeneração macular (responsáveis pelos casos de cegueira irreversível em pessoas acima de 50 anos) além da colina, um nutriente difícil de ser encontrado e que ajuda a diminuir o risco de câncer de mama e doenças cardíacas (hm? hm? entenderam aonde está a confusão?! O por que uma hora ele é o vilão e outra hora é o mocinho??? Como eu já disse e vou repetir: Bom senso sempre! Nenhum alimento faz mal à saúde e nenhum alimento engorda. Tudo depende da quantidade ingerida e dos hábitos de vida de cada um.... e vamos combinar que, tudo em exagero faz mal né gente!!
Espero que tenham gostado pois além de ser super nutritivo, rende receitas muuuito gostosa (ok, sou amante declarada de omelete, principalmente a da Lúcia, aqui em casa... Ela é uma fofa e faz religiosamente minha omelete semanal de toda santa segunda feira! haha) além de ser uma fonte ótima de proteínas (Olá vegetarianos!).
Bites everyone!
até daqui a pouco que vou fazer umas pesquisas pro próximo post..
Geeente, não aguentei. Olha que fofurinha! hahahaha
Fontes:
Estudo sobre câncer extraído da BMC Cancer 2009.
Women's Health agosto 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário