segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dieta do abdômen parte II

Bom diiia gente!! Como foram de final de semana?! Hoje vou voltar a falar dos alimentos poderosos, aqueles que falei assim que comecei o blog lembram? Desci um post sobre 'A dieta do Abdômen' e introduzi o primeiro alimento, que foram as 'amêndoas e outras oleaginosas'. Como combinado, voltei para continuar a lista dos nossos queridinhos haha! São 12 alimentos no total, mostrarei mais dois hoje e, de pouquinho em pouquinho, quero ver todo mundo colocando na dieta emm! Vamos lá:

2-) Espinafre e outras verduras  (são tão fáceis de serem encontradas que quem não aderir merece uns belos sopapos! haha)


Seus 'superpoderes' : Apresentam baixíssimo valor calórico (15kcal/porção) porém são ricas em nutrientes vitais, que neutralizam os dos radicais livres e seus efeitos no organismo! Seus principais nutrientes são as vitaminas, incluindo as vitaminas A (vitamina lipossolúvel, também conhecida como Caroteno ou Retinol, age principalmente protegendo as funções oculares, pele e mucosas além de atuar também contra doenças infecciosas!); vitamina C (ajuda as células do organismo, incluindo óssos, ligamentos e gengivas, a crescerem saudáveis além de serem hidrossolúveis ou seja, o organismo utiliza o que necessita e excreta o excedente. Também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro e responder melhor à infecções e ao estresse. Considerada um poderoso antioxidante e popularmente conhecido como 'herói da gripe') ; vitamina K (também lipossolúvel e responsável pela coagulação sanguínea, sua falta pode desencadear hemorragias...). Essas verduras contém também ácido fólico (indispensável no período gestacional prevenindo contras as má formações do feto além de prevenir contra doenças cardiovasculares e, por possuir propriedades que atuam no SNC previnem também conta doenças psiquiátricas em adultos e idosos.). Ricas também em minerais (entre eles cálcio e magnésio), fibras e betacaroteno!!


E mais:  Além dos benefícios citados acima, essas verduras também previnem contra os vários tipos de câncer devido sua ação antioxidante; doenças cardíacas pela presença de vitaminas do complexo B; derrames causados pela falta de coagulação sanguínea, que resolve-se com a ingestão de vitamina K; obesidade pois uma maior ingestão de fibras e minerais diminuem a absorção da gordura além de controlar o apetite; e osteoporose por ser fonte de cálcio! As fontes alimentares são basicamente os vegetais crucíferos como o brócolis e a couve de bruxelas, vegetais verde escuros, amarelos, vermelhos e laranjas.


Dicas:  Mantenha um saco na geladeira com folhas de espinafre já higienizadas e separadas, assim não bate aquela preguiça na hora de montar uma salada ou sanduíche, são muito mais ricas e nutritivas do que o alface. No caso do brócolis, não desperdice o caule rico em fibras porém dê mais atenção aos botões que apresentam 3x mais betacaroteno e antioxidantes! E, para uma salada diferente, aposte em uma alternativa gostosa e poderosa: agrião + endívias + alface romana em tiras + tomatinhos cereja cotados ao meio + broto de feijão e cubinhos de manga! Regue tudo com um pouco de molho 'oriental' (shoyo + mostarda + gergelim + limão + mel). Fica uma delícia!!
Sem esquecer da versatilidade do espinafre em especial. Podemos utilizá-lo em patês, tortas, refogados (com pinoli...), recheio de carnes etc !






Espero que tenham gostado e, mais tarde coloco o segundo alimento do dia!
Obs: caso queiram que eu publique algumas receitas, me avisem! Procuro não focar nisso pois existem muitos sites que fornecem uma variedade infinita delas, porém se quiserem concentrar tudo em um site só, me avisem que farei o possível para selecionar as mais saudáveis e fáceis de preparar! Só me mantenham informada ok?? 


Lots of bites!
e tenham uma excelente 2a feira!


Fontes:
Revista Women's Health Jun/09 (adaptada)
Site Boa saúde

Um comentário: