quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Adoçantes!

Oie! voltei de novo, e com uma idéia legal de post: Neste final de semana estava na casa de uma amiga fazendo um lanchinho da madrugada quando uma delas (Ju!) me perguntou: 'Má, adoçante faz mal mesmo??' e eu respondi: 'é... em doses cavalares, faz sim!' e não estendi muito o assunto, mas agora me veio a idéia de explicar direitinho, pois cada tipo de adoçante tem uma 'dose de risco' o que pode ser um consumo 'cavalar' para um, para o outro pode nem fazer diferença.... Para começar existem cerca de 15 tipos de adoçantes no mercado.... não definirei todos tão afundo senão o post ficaria enooooorme... mas se utilizarem algum que não está na lista, deixe um comentário com sua dúvida, tentarei encontrar a resposta o mais rápido possível. Vamos lá?!





Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k.

1-) Aspartames: É o mais usado entre os adoçantes, tem poder adoçante 200 vezes maior que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição. 
Ex: encontra-se frações de aspartame em quase todas as marcas.


2-) Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém para algumas pessoas, deixa um sabor residual amargo na boca. É bastante utilizado em alimentos, cosméticos e medicamentos. 
Ex: Zerocal® e Assugrin®


3-) Ciclamato: É bastante utilizado em alimentos, mas é proibido em alguns países por ser suspeito de provocar efeitos cancerígenos; efeitos mutantes em células e alérgicos. Adoça 50 vezes mais que a sacarose. 
Ex: também encontrado no Zerocal® e Assugrin®


4-) Sucralose: É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à altas temperaturas. É eliminada totalmente do organismo pela urina num prazo máximo de 24 horas. Não causa cáries e ainda reduz a produção de ácidos que as produzem. Adoça 600 vezes mais que a sacarose. 
Ex: Linea®, Finn®, Gold®...


5-) Acessulfame-k: É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Adoça 200 vezes mais que a sacarose e é eliminada totalmente pelo organismo através da urina. 
Ex: encontrado no adoçante Linea® juntamente com a sucralose.


Dentre os adoçantes naturais temos a frutose, o sorbitol, o manitol e o esteovídeo. 

6-) Frutose: É extraído de frutas, cereais e mel e tem capacidade de adoçar 173 vezes mais que a sacarose. Deve ser usado com moderação já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos. 
Ex: Splenda® e Lowçucar®


7-) Sorbitol: Originado de frutas e de algas marinhas, adoça 50 vezes mais que a sacarose. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas. Resiste a altas temperaturas, à evaporação e ao cozimento. 
Ex: encontrado sempre junto com o Manitol. Não permitido para diabéticos.


8-) Manitol: É encontrado também em vegetais e algas marinhas, tem capacidade de adoçar 70 vezes mais que a sacarose. Não é recomendado a diabéticos e produz efeito laxativo se usado em grandes quantidades. 
Ex: encontrado na indústria sempre junto com o sorbitol.


9-) Esteovídeo: Está ganhando cada vez mais espaço, tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose e é encontrado na planta Stévia 
Ex: Docë menor®


10-) Xilitol: É um álcool de açúcar obtido através da hidrogenação de xilose (um tipo de açúcar). Seu poder adoçante é menor do que o da sacarose porém tem poder de prevenir contra as cáries. Este tipo de açúcar dentro da boca, seria o substrato para o crescimento das cáries se estas não morressem ao ingerí-lo.
Ex: Trident® liberado! haha


Resultado:  Aspartame e Manitol são os mais seguros, enquanto a Sacarina e a Stévia apresentam a dose máxima mais baixa...

Para vizualizar melhor essas relações entre dose de risco e mg/kg/dia , fiz um cálculo que acho válido mostrar: Peguei como exemplo o adoçante Finn®. (não é nem a maior e nem a menor dose de risco.)

Cada 5 gotas temos 0,20mg, se utilizarmos 15 gotas por vez que adoçarmos uma bebida/alimento, e adoçarmos em média 4 alimentos/dia, será em média 60gotas/dia. Pela tabela, se esta pessoa pesasse 60Kg, seria possível ingerir até 900mg/dia!!! Seria o equivalente à 22.500 GOTAS/DIA! ou seja, para torna-se prejudicial..... deve-se ingerir doses cavalares, desde criancinha... 

Atenção! Não se deve oferecer adoçante para crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário