segunda-feira, 16 de maio de 2011

Receitas de inverno

Pelo visto acho que agora o frio veio para ficar!! E, com todo mundo sabe que inverno combina com cobertor, comidinhas e muita preguiça.... Para evitar que o ponteiro da balança vá lá para cima, resolvi criar essa sessão aqui no Nutri, dedicada à receitas leves e com poucas calorias! Muitas são adaptações das tradicionais e recheadas pesadas comidas de inverno! Para inauguração, escolhi esta aqui que a Rô Julião, do blog Da Feira ao Baile postou hoje mesmo!! "Para fugir dos comuns legumes grelhados" como ela disse!   Aqui vai uma receita super simples e com certeza deliciosa e saudável! Vamos lá?!


SOUFLE DE BRÓCOLIS
Serve de 4 a 5 pessoas

Ingredientes
- Brócolis a gosto (Sugestão: 3 xícaras de chá)
- Azeite extra virgem
- Cebola picada (2 colheres de sopa)
- Caldo de legumes light
- Clara de ovos (4 unidades ou 1 clara por pessoa)
- Farinha de trigo (apenas para untar)

Modo de preparo
1- Cozinhe o brócolis no caldo de legumes até que fiquem macios, escorra e pique-os.
2- Em uma panela, aquela um pouco de azeite e refogue as cebolas.
3- Acrescente o brócolis e deixe que refogue um pouco para pegar gosto.
4- Desligue o fogo e separe o brócolis.
5- Bata as claras em neve e reserve.
6- Unte uma tigela refratária (que possa ir ao forno) com um pouco de azeite extra virgem e farinha de trigo para evitar que grude demais.
7- Misture levemente o brócolis com as claras neve.
8- Leve ao forno médio até que as claras cozinhem e fique dourada. (aprox. 15minutos)
9- Sirva em seguida!

Passo a passo! Assim fica mais fácil de visualizar a quantidade e proporção dos ingredientes!

Essa receita foi fornecida por um SPA e pode ser feita com diversos tipos de legumes como alho poró, aspargos, cenoura, chuchu, abóbora e abobrinha! Fica por conta da imaginação de cada um! É assim que eu gosto! Receitas simples, rápidas, leves e gostosas! Espero que tenham gostado e, se quiserem alguma receita em específico, mandem no meu email (marinagorga@hotmail.com) que eu tentarei 'emagrece-la' pra colocar aqui no blog com direitos autorais e tudo rsrs

LOTS OF BITES!

4 comentários:

  1. nossa..só mistirar o brócolis com as gemas!!! Que fácilll.

    ResponderExcluir
  2. simsim!! facílimo!!! daí o tempero vai de pessoa pra pessoa ne.... o refogado e tudo mais.... MAS Ó: são as 'claras' que a gente mistura viuu ana!!! senão vc iria fazer uma bela de uma omelete de colesterol hahahaha depois me conta se fizer a receita em! ;)

    ResponderExcluir
  3. oi! =)
    tenho uma dúvida.. eu sempre almoço salada + pão integral (que eu coloco na torradeira pra virar torrada) + ovo/omelete, peixe ou carne magra + pedacinhos de ricota. isso não é dieta nem nada, é por que eu gosto de almoços leves mesmo. tem problema eu comer a ricota? pq eu já ouvi falar que o cálcio atrapalha na digestão do ferro das folhas.. tô fazendo tudo certinho ou preciso trocar alguma coisa?

    adoro o site, sempre uso suas dicas! ;)

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de almoço! Então, tenho duas coisas para te contar rsrs
    1ª) Não terá problema se forem apenas alguns pedacinhos de ricota porque sim, o cálcio atrapalha muito na absorção do Ferro das folhas E das carnes também! Muitas crianças apresentam anemia porque comem o famoso 'danoniiiiinho' de sobremesa.... e é aí que mora o perigo! Sorvete de massa, iogurtes, bolo e queijos são alimentos para serem consumidos no lanche da tarde ou da manhã! Mas só um pouquinho não tem problema não! ;)

    2ª) Procure variar o carboidrato do almoço pois, pelo que você disse, come salada (diversifique as folhas), e a fonte proteíca tbm é bem variada.... agora, tente trocar a torrada por arroz selvagem, arroz negro, purê de batata, creme de mandioquinha ou de milho! São fontes de carboidrato também, porém, ingerindo os mesmo alimentos todo dia, vc deixa de ingerir vitaminas e mineirais diferentes tbm.....

    Não sei se ficou claro, mas qqr coisa, pergunte mesmo!!!

    Beijos e, continue usando! Fico muito contente!! :)

    ResponderExcluir