quinta-feira, 19 de maio de 2011

Firme como rocha!

Você sabia que, antes de todos aqueles cremes que você tem na pia do banheiro..... aliado à atividade física e ingestão adequada de água, existem alimentos que podem fazer milagres pela sua pele! Não adianta nada nos entupirmos de creme pois a beleza deve vir de dentro para fora, e não apenas cuidar da 'casca'..... E foi pensando nisso que resolvi criar o post de hoje, para falar dos alimentos que podem fazer muito pela sua pele, unhas e cabelo!! Vamos lá?!

Faça uma salada de frutas anti-flacidez como: mamão, morango, melão, pêssego e kiwi!

Para que o colágeno da nossa pele possa ser sintetizado, devemos ingerir alimentos fonte de Vitamina C e Vitamina E, além dos minerais: Cobre, Selênio, Zinco e Silício! De acordo com a dermatologista Daniela Graff, o silício está presente no organismo (cabelo, pele, unhas e cartilagens) desde a fase fetal porém vai diminuindo com a idade (principalmente após os 30 anos) "Ele é um oligoelemento que temos no nosso organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de colágeno e eslastina" explica a dermatologista. Além do Silício, existem outros nutrientes também considerados 'firmadores da pele' como por exemplo:

1) Frutas cítricas
Ex. kiwi, limão, laranja, acerola, maracujá
São ricas em Vitamina C, substância indispensável para a formação do colágeno.
Sugestão: Consuma de 3-4 porções por dia, pode ser na forma de tempero, na salada, no frango, pode ser como sobremesas, lanches ou sucos! Invente a vontade!

2) Linhaça
Além de ser rica em fibras, ainda apresenta ômega-3, nutriente super importante para uma pele mais jovem, elástica e hidratada pois contém os famosos ácidos graxos do bem!
Sugestão: Consumir uma colher de chá por dia, de preferência triturada na hora!

3) Peixes
Ex. atum, sardinha e salmão

Ricos em ômega-3 e DEMAE
Sugestão: O ideal seria comer uma posta ou um filé de peixe no mínimo 3 vezes por semana.....

4) Oleaginosas

Ex. castanhas, nozes e amêndoas
Contém ácidos graxos polinsaturados importantes para a vitalidade da pele, além da Vitamina E, necesária para que ocorra a síntese eficiente do colégeno.
Sugestão: 1/3 de xícara de castanhas no lanche da tarde são o suficiente!

5) Iogurte natural
O Cálcio ajuda na contração muscular, além de ajudar também na síntese protéica, indispensável para manter os músculos conquistados na academia! Eles que sustentam as coxas, braços e bumbum.....
Sugestão: Um pote por dia é o ideal, puro ou com frutas!

6) Alimentos alaranjados
Ex. abóbora, cenoura, mamão, pêssego...
Riquíssimos em Vitamina A, responsável pela regeneração da pele.
Sugestão: 1/2 xícara por dia em saladas, in natura, assadas ou em sucos!

Então, concentre-se no prato e coloque a criatividade para funcionar! Adicione em sucos, peixes, carnes magras, lanches da tarde e até mesmo ao natural! Esses alimentos farão milagres para sua pele e para a sua saúde pois além de tudo são ricos em antioxidantes e cheios de outras vitaminas!! 

LOTS OF BITES!

Fonte: Corpo a Corpo adaptado

Um comentário: