Oiiie! Como estão passando a semana? Espero que super bem..... eu estou bem cansada, não vejo a hora de chegar sexta feira (a diva da semana! rs) e aproveitar o final de semana que, mesmo tendo que acordar cedinho em pleno sábado para um curso que vou fazer. (depois conto sobre o que é!) Começa sábado agora e terá vários módulos, vamos cruzar os dedos para ser bem legal pois pretendo contar tudinho aqui para vocês!!! :) Mas, focando no tema de hoje.... escolhi um bastante polêmico: " Qual é a sua fome?! "
Fome física x Fome psicológica. Você sabe a diferença?
Parece bastante complicado......e é! Na verdade, para quem não sofre de nenhum transtorno como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar, pode não significar nada e passa desapercebido ao longo do dia. Porém, muitas pessoas acabam se tornando completamente obcecadas por essa sensação. Seja o excesso de fome ou, o controle dela! Enquanto o anoréxico precisa ter certeza de que não sentirá fome (ou que terá pleno controle caso sentir), o obeso não consegue se controlar e, quando aparece, sente-se no dever de saciá-la, e são nesses extremos que mora o perigo! Vamos por partes:
1) Anorexia
De forma geral, podemos dizer que um indivíduo anoréxico é aquele que tornou-se capaz de controlar sua fome. Houve a perda do apetite seja por indução via medicamentos anorexígenos (os famoooosos remédios para emagrecer.....) seja pelo auto-controle este, de maneira geral, muito mais complicado.... Enquanto os remédios tornam a pessoa anoréxica apenas durante a sua administração, o auto-controle psicológico pode chegar à casos extremos de desnutrição e evoluindo à óbito! Na anorexia a fome psicológica é controlada, restando apenas a fome física e esta é rapidamente 'saciada' por grande volume de alimento de baixíssima densidade calórica ou até mesmo água! Ou seja, o estômago envia para o cérebro a mensagem de que está vazio..... neste momento, o anoréxico já ultrapassou a fome psicológica e encontra-se na fome fisiológica e, para suprir essa necessidade ele automaticamente 'enche' o estômago, fornece o volume necessário para engana-lo porém, não forneceu energia, tornando-o um indivíduo fraco, deprimido e desnutrido!
Em casos de anorexia, qualquer alimento representa perigo, ameaça ou simplesmente.... calorias!
2) Compulsões alimentares
Neste caso a situação é completamente diferente, o indivíduo não apresenta controle algum (ou quase nenhum) sobre a sua fome psicológica. Não chega a sentir a fome física pois está sempre ingerindo algum tipo de alimento, a fome psicológica está tão intrínseca na vida destas pessoas que, ao mencionar uma redução calórica ou reeducação alimentar, o cérebro entra em colapso...... Não consegue processar a informação de que precisará reduzir suas porções e, automaticamente sentem vergonha e desânimo..... O que acontece é que, muitas dessas pessoas (não todas), ao contrário dos anoréxicos, sabem o que está acontecendo, tem plena consciência de que estão exagerando porém, mesmo que subestimem suas porções, acabam encontrando a fuga dos problemas na comida. A solução nestes casos é, primeiramente, um acompanhamento psicológico para que, com ajuda, este indivíduo consiga transferir sua fuga para atividades mais saudáveis e, controlar sua ansiedade. Em seguida, um acompanhamento nutricional será necessário e, pouco a pouco consegue-se mostrar à ele a diferença entre 'fome' e 'vontade de comer', por meio de recordatórios aonde o paciente irá dar uma 'nota' à sua fome. Desta forma, fica mais fácil para ele visualizar, entender e enfim, colocar a cabeça e a saúde em ordem!!
A compulsão está diretamente ligada com a fome psicológica.
*Gostaria de deixar claro que tanto o anoréxico quanto o obeso não se dão conta do que está acontecendo. O anoréxico não acredita em ninguém e acha-se constantemente gordo....... Checa seu corpo diversas vezes ao longo do dia, olha-se no espelho e encontra 'gordura' em lugares invisíveis........ mas ele realmente acredita que elas estão lá... O obeso sente-se envergonhado por não conseguir resistir à uma simples bola de sorvete, além de sofrer preconceito, depressão e baixa auto estima....... Portanto, nunca brigue ou ridicularize um amigo ou parente próximo que apresente algum transtorno alimentas pois, para ele, aquilo significa muito..... e quando digo muito, quero dizer que pelo menos, 18 horas do dia em que passa acordado, seu cérebro está processando informações ou contando calorias.......
Espero que tenham gostado do tema e, mesmo que não seja a maioria das pessoas que apresentam algum tipo de distúrbio alimentar, o número está em um crescente preocupante!!! Seja por padrões de beleza seja por descarga de stress..... o ser humano não está conseguindo lidar com o próprio corpo e nem com suas emoções e, tanto no caso da magreza excessiva como no caso de sobrepeso e obesidade, a saúde está em primeiro plano! É preocupante ver a sociedade adoecendo e, como vocês já devem ter escutado: "enquanto metade do mundo passa fome....... a outra metade quer emagrecer" é a mais pura verdade....... Vamos ficar atentos à nossa saúde e ajudar quem amamos!!!!
LOTS OF BITES!
adoroo blogs de nutricao! Passa aki http://www.versatilidade.com/
ResponderExcluir@jupnoronha
Esse assunto é bem trsite né Má. Adorei a abordagem e a tabelinha ali em cima diferenciando Fome física de Fome psicológica é muito bacana pra gente saber diferenciar uma da outra. Adorei!
ResponderExcluirSuper bem feito seu post!!!!!! Assunto muito importante e deve ser plenamente divulgado.....
ResponderExcluirque bom que gosta juuuuu :) fico feliz e espero que vc goste, em especial, do nutriii ;) grande beijo e, ja sou leitora do 'versatilidade' rsrs continuarei viitando todo dia, podexá :)
ResponderExcluirbeijosss
Ana!! realmente muito triste esse assunto...... mas precisamos tratar de algum jeito pois, nao da pra fechar os olhos...... eles precisam de ajuda! e muito carinho a gente precisa estar atento!!! e....
ResponderExcluirFELIZ ANIVERSARIOOO!! :) QUANTOS PARABENS ESSA SEMANA NAO?! rsrs
GRANDE BEEEEEEEIJO!