1-) Leite integral por Leite desnatado
Por que? Mesma quantidade de Minerais (cálcio) e Proteína, menos gordura!
2-) Óleo (de soja) por Azeite de Oliva
Por que? O azeite de oliva contém gorduras boas que aumentam o HDL, não contribuem para erguer o LDL e, além disso ainda contém compostos fenólicos que impedem a oxidação do colesterol impedindo a formação de placas de aterosclerose.
3-) Pizza de 4 queijos por Pizza de vegetais
Por que? Retirar camadas extras de queijo significa retirar camadas extras de gorduras saturadas, além dos vegetais agregarem fibras e antioxidantes..... temos então, pizza sem culpa. Vale a pena!
4-) Salgadinhos industrializados por oleaginosas
Por que? Ricos em gorduras Trans e Saturadas, os salgadinhos aumentam o LDL, enquanto seu substituto, as castanhas, apresentam gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, que fazem exatamente o trabalho oposto. Aumentam o HDL!
5-) Cereais matinais açucarados por grãos integrais
Por que? Ricos em fibras, os grãos integrais ajudam a regular o funcionamento intestinal além de que apresentam fibras betaglucanas, que são fermentadas no intestino e ajudam a diminuir a absorção de gorduras e síntese do mau colesterol.
6-) Bauru por Sanduíche Natural
Por que? A troca encontra-se, na verdade, em todos os ingredientes da preparação: o presunto rico em sódio, gorduras e nitratos pode ser substituído pelo peito de peru, embutido mais saudável, mais protéico e menos processado. O queijo mussarela substituído pelo branco diminui a quantidade de gorduras e agrega proteínas. O pão branco apresenta alto índice glicêmico e menos fibras do que o integral, além de adicionarmos tomate, alface e cenoura ralada o que agrega ainda mais fibras ao lanche!
7-) Camarões por Peixes
Por que? Mesmo não sendo muito comum no prato dos brasileiros, o camarão está em primeiro lugar no ranking do colesterol com 152mg de gordura em 100g do alimento, três vezes mais do que um peixe gordo como o salmão, que além do mais é rico em Ômega-3.
8-) Picanha por Lombo
Por que? O boi não é mais gordo que o porco, nem o porco é mais gordo que o boi. É tudo uma questão de cortes (e tratamento, no caso das carnes suínas, somos o maior país produtor e exportador de carnes de aves e porcos pela Sadia-Perdigão® que fazem um tratamento muito intenso com essas carnes, tornando-as bem mais saudáveis) cortes bovinos podem ser mais magros como: alcatra e filet mignon, assim como o lombo é mais magrinho que o pernil por exemplo.
9-) Manteiga por Margarina
Por que? A manteiga é de origem animal, o que confere quantidades significativas de colesterol e gorduras Trans além de que já existem margarinas no mercado enriquecidas com ácidos graxos essenciais além de existir também, as margarinas com flavor de manteiga!
10-) Quindim por compota de frutas
Por que? O quindim é feito basicamente de: Gema, leite condensado, açúcar e côco. traduzindo: Colesterol, gordura+açúcar + glicose + gordura..... deixe para ocasiões especiais, ou quando bater aquela vontade que ninguém segura..... tpm... fora isso, vá de compotas, tortas de fruta ou frutas naturais.
11-) Suco de laranja por Suco de uva
Por que? Além de menos calorias ainda encontramos uma fartura de antioxidantes e resveratrol, presente na casca da uva, esta substância é responsável por blindar seu coração!
12-) Chá de ervas por Chá mate
Por que? As infusões à base de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que tomavam remédios para abaixar o colesterol”. A proeza vem das saponinas. “Elas diminuem a absorção do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”.
13-) Cebola normal por Cebola roxa
Por que? Assim como a alface e o repolho roxo, são ricos em antocianina, pigmento que confere a cor roxa, são os responsáveis por aplacar o colesterol! O morango e as cerejas também!
14-) Molho branco pelo Molho de tomate
Por que? O macarrão, sempre culpado e acusado como vilão, recebe aqui seu atestado de inocência. O que realmente interfere no valor calórico e nutricional é o molho. No molho branco, em duas colheres de sopa encontramos 4,5g de gordura devido ao creme de leite e queijo usados na preparação, enquanto que no molho de tomate esse valor cai para mísero 0,1g.
15-) Pão francês por Pão integral
Por que: O integral apresenta maior índice glicêmico, o que evite picos de insulina no sangue, além de apresentar maior quantidade de fibras o que favorece o trânsito intestinal, menor absorção de gorduras além de aumentar o 'bolo alimentar', dando maior sensação de saciedade.
16-) Chocolate ao leite por Chocolate (meio) amargo
Por que? Ricos em catequinas, o cacau sequestra o LDL circulante evitando que este seja oxidado evitando assim a formação de placas nas artérias. Mas atenção, para ser amargo de verdade deve conter pelo menos 60% de cacau em sua composição, aí sim merece todo nosso respeito! haha
17-) Sal por Ervas e alho
Por que? Previne a hipertensão pois o sal retém muito líquido o que causa um aumento no volume sanguíneo, porém não deixa sua comida insossa. As ervas possuem poderes antioxidantes e o alho poder de diminuir o mau colesterol.
18-) Frango com pele por Frango sem pele
Por que? Gordura saturada em excesso.... não precisamos disso. De preferência retire a pele antes de cozinhar pois com o calor da cocção a gordura derrete e passa a ficar intrínseca no alimento. Para a carne continuar macia abuse dos temperos e um pouco de caldo de legumes ou aves (caseiros) para manter a umidade e evitar o ressecamento da peça.
19-) Queijos tradicionais por Tofu
Por que: Não digo para excluir ou mandar às favas o parmesão, o brie (hmmm) ou até mesmo o minas, mas abra espaço para o tofu. Feito da soja ele apresenta maior quantidade de proteínas além de conter isoflavonas que potencializam a queda do LDL e evitam sua oxidação!
20-) Pipoca industrializada por Pipoca caseira
Por que? A industrializada é riquíssima em conservantes, estabilizantes, sódio em excesso e muita gordura. Dê preferência àquela feita em casa , assim dá para controlar a quantidade de óleo e sal utilizada e você fica só com as vantagens das propriedades do milho como suas fibras, e abre mão das desvantagens!
São mudanças simples, e que causam um GRANDE efeito em nossa saúde, em nossa silhueta, fazendo com que possamos viver melhor, com uma melhor saúde, disposição e auto estima!!!
Espero que tenham gostado!!!!
Bites everyone!
Fonte: Saúde Floripa
oi ma!
ResponderExcluiré o gui...achei muito interessnate esse post e as dicas sobre as trocas realamente vantajosas! com um poquinho de vontade vc consegue facilmente se alimentar bem melhor! o post sobre comida japa ficou muito legal tb fiquei até com vontade de comer japa!
o blog ta demias bem informativo e cheio de curuosidades !estou muito feliz e orogulhoso por voce, parabens pela iniciativa!!
um grande beijo!
Fico muito feliz que tenha gostado Guiii :) acho que voce é um bom candidato pra espalhar por aí como uma alimentacao saudável pode ser gostosa néé hahaha fofo! obrigada por comentar! continua lendo e sempre dando sua opniao! é importante!!
ResponderExcluiroutro beiijooo