segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Menos 250 doenças!

Gente! Depois de mais um tempo fora estudando que nem tonta e, finalzinho de semana sem computador, estou aquiii haha. Hoje resolvi falar sobre um assunto super importante, consegui encontrar no site da super interessante essas imagens e em um blog (marketing na cozinha) algumas explicações, vamos lá?! 

Existem mais de 250 doenças causadas por contaminação de alimentos e, a maioria, dentro de casa. Muitas dores de cabeça, de estômago ou disenterias foram causadas por algum alimento contaminado e você nem se deu conta...... Porém, existem contaminações que podem ser fatais! O ovo é um caso bastante delicado, a Salmonella é extremamente tóxica e pode matar, porém insistimos em guardar o ovo de maneira inadequada... e pior! Os fabricantes de geladeira também! Vamos ver como organizar uma geladeira da maneira mais adequada e segura possível?! Vamos lá:


1-) Gaveta superior
Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.

2-) Primeira prateleira

Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa. Ovos não vão na porta (por incrível que pareça!), para evitar a variação térmica com o abre e fecha da geladeira... Lave-os antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca. Restos devem ser tampados só depois de frios pois o 'suor' que fica na tampa irá condensar e essa água irá para o alimento, e as bactérias a-do-ram ambientes úmidos...

3-) Segunda prateleira

Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes de vidro com tampa. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado. No caso do leite, se você tem uma geladeira só para todos os alimentos, não guarde-o por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.

4-) Gaveta inferior

Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.

5-) Porta

Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente ele pode sofrer contaminação de bactérias.... A água vai num recipiente fechado e de vidro, garrafas PET não são boas opções pois liberam polímeros tóxicos que apresentam efeitos altamente nocivos ( estes estão sendo estudados neste exato momento, com tantos anos de uso, os efeitos como alterações neurológicas e até câncer, apareceram só agora......). Ovos devem ter atenção especial, a porta tem uma variação de temperatura grande, e os ovos são sensíveis portanto? Ovo fora da porta!


Prazos de validade: sou 100% contra desperdícios! O prazo de validade com certeza é menor na embalagem, se o alimento estiver armazenado de forma adequada, com certeza durará um pouco mais! Porém, nada de consumir alimentos embolorados ou mofados, o melhor mesmo é utiliza-lo em alguma receita antes do prazo de validade e, se não for consumir, congelar. Como por exemplo: pão de forma pode ser usado para fazer a massa de carne para um hambúrguer, se não for consumi-los, congele para o final de semana! Entenderam?! Assim prolonga a vida útil do alimento e não há desperdício algum!

Observação: para famílias que utilizam duas geladeiras as regras mudam um pouquinho, em uma próxima oportunidade desço o post! (mas já vou adiantando: alimentos prontos em cima, semi-prontos (ainda serão cozidos ou assados, apenas pré preparados!) ficam no meio e, alimentos crus, em baixo! Assim não há contaminação cruzada e zero risco de pingar algum tipo de resíduo ou sangue dos alimentos crus.)

Espero que tenham gostado!
Bites!


Fonte: Supermanual adaptado
Super Interessante (aqui)
Marketing na Cozinha (aqui)








Nenhum comentário:

Postar um comentário